No dia 02 de abril comemora-se o Dia Internacional do Livro Infantil e Juvenil e a Universidade do Planalto Catarinense – Uniplac, como acontece desde 1997, promove a Semana do Livro Infantil, que neste ano chega em sua décima edição, “e onde estaremos trabalhando a obra do renomado escritor Monteiro Lobado e seu livro Memórias de Emília”, diz a professora Danúsia Apparecida Silva, coordenadora geral do evento.
A 10ª Semana do Livro Infantil da Uniplac será realizada no período de a 07 de abril, contemplando uma extensa programação, que inclui a participação de autores catarinenses, a realização de oficinas para alunos do ensino fundamental da região serrana e atividades artísticas, ressalta a professora Danúsia.
A escritora Gilka Girardello abre o ciclo de conferências no dia 04, abordando o tema: Da letra à voz, à alma. No dia 05 estará presente a Associação Lageana de Escritores, com o tema: Como nasci escritor e a escritora Eloí Elisabete Bocheco, de Florianópolis, com o tema: A Literatura e a formação do leitor. No dia 06 a convidada é Cléo Busatto, escritora, arte-educadora e contadora de histórias, com o tema: Contar e Encantar – Pequenos Segredos da Narrativa e, encerrando a programação, no dia 7, o convidado é Luiz Hoffman, escritor e arte-educador, com o tema: Vivência Creativa.
Em todos os dias da Semana do Livro Infantil estará acontecendo apresentações artístico-culturais, com a participação de convidados como o Grupo Teatral da Secretaria de Educação de Lages, que estará encenando a peça “Mudança no galinheiro mudam as coisas por inteiro”; apresentação do Barbicacho Dança Show e do grupo de Dança Afro-Erê.
Paralelamente a programação literária, estará acontecendo oficinas para alunos do ensino fundamental da rede pública e particular da região serrana, sempre no perído vespertino e a Gincana Cultural Monteiro Lobato, no dia 07/04/2006, a partir das 13h30min, destinada especificamente a alunos de 4ªs. Séries. As inscrições para oficinas e gincana podem ser realizadas até o dia 03 de abril junto a Coordenação de Extensão Cultural, fone (49) 3251-1078.