Uniplac: 50 anos de ensino superior

19 de julho de 1959. Nesse dia nascia a Associação Catarinense de Cultura. Cinco décadas se passaram, e hoje, a Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac) lembra esse importante marco histórico com a certeza de foi a instituição que mais contribuiu para a formação dos serranos e com o desenvolvimento da região. Atualmente, a Universidade tem 31 cursos de graduação e 28 de pós-graduação. Além de Lages, São Joaquim e Santo Amaro são municípios que contam com uma unidade da instituição, formando uma comunidade acadêmica com cerca de 4,2 mil alunos, 530 professores e 180 técnicos administrativos. A Uniplac proporciona a formação humana através do ensino, da pesquisa e da extensão, com trabalhos executados diretamente com a comunidade, visando o desenvolvimento humano regional sustentável. Os aspectos econômicos, políticos, sociais, educacionais, culturais e ambientais são amplamente abordados por oito projetos, sendo eles nas seguintes áreas: saúde, jurídica, mercado de trabalho, bolsas de estudos, atividades artísticas e culturais, ação comunitária, atendimento ao idoso e aos portadores de necessidades especiais. Por ano, são atendidas aproximadamente 48 mil pessoas. Tudo o que se colhe hoje é fruto do esforço de muitas pessoas que lutaram, e lutam, por essa instituição que tanto representa para a Serra e Santa Catarina. Uma programação, em comemoração aos 50 anos de ensino superior, está sendo organizada, e, provavelmente, no final do mês de agosto toda comunidade poderá festejar o cinqüentenário da Uniplac. Sua história Em 19 de julho de 1959 foi criada a Associação Catarinense de Cultura com a finalidade de fundar e manter estabelecimentos de Ensino Superior sem fins lucrativos e com objetivos filantrópicos e, ainda, manter estabelecimentos de ensino médio (Escolas Técnicas de Comércio). Em 1965, a instância do Poder Público local é chamada a fornecer o necessário suporte institucional de que carecia a Associação Catarinense de Cultura, criando-se assim, pela Lei nº 255, de 19 de novembro de 1965, a Fundação Educacional de Lages (F.E.L.). A Lei Municipal número 001, de 03 de abril de 1973, refletiu bem esta condição ao estabelecer um novo limite institucional ao Projeto Universidade do Planalto Catarinense, ao enquadrá-lo na condição de UNIPLAC - Fundação das Escolas Unidas do Planalto Catarinense entidade jurídica de direito privado integrado ao sistema da ACAFE. No ano de 1999, a Universidade do Planalto Catarinense foi reconhecida pelo Ministério da Educação e instalada oficialmente.