Acadêmica de Direito apresenta trabalho em São Paulo

O IV Congresso do Instituto Brasileiro de História do Direito, da Universidade de São Paulo, tem como tema central “Autonomia do Direito: configurações do jurídico entre política e sociedade”. É neste evento, que iniciou ontem (16) e vai até amanhã (18), que a acadêmica Vanessa Regianini, do 11º semestre do curso de Direito da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac) apresenta seu artigo intitulado “Humanismo Jurídico: Uma Expressão sobre Antiformalismo”. Nele, a acadêmica buscou expor uma compreensão contemporânea do direito, a qual concentra-se na idéia de enfatizar a sociedade como sendo a verdadeira fonte do direito, a condição do homem como sujeito de construção social e a relevância da visão humanista no direito. Esse trabalho foi produzido numa parceira com a Universidade Federal de Santa Catarina, e é resultado das atividades de um grupo de pesquisa que tem como integrantes bolsistas de iniciação científica. Para Vanessa, participar de um evento como este é muito gratificante. “Só são apresentados nesse congresso trabalhos de relevância e produzidos por grandes pensadores”. Contente pela participação, a aluna diz que esse é o reconhecimento de um esforço conjugado. “Houve muito empenho por parte dos nossos professores e meus colegas no desenvolvimento das pesquisas”. Depois da exposição o tema pesquisado por Vanessa será debatido entre os participantes.