Os alunos da 7º fase de Odontologia da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), com supervisão da professora Claudia de Abreu Busato, desenvolvem um projeto para levar orientação e exames odontológicos para a população que não possui condições. Os encontros acontecem no Instituto Dorvalino Comandolli (IDC) toda sexta-feira, da 13h até às 16:30.
O projeto parte do princípio de orientação e práticas de escovação, visando à saúde bucal das pessoas. Realizado pelos alunos Maria Vaz, Silvano Ferreira, Laura Zanatta, Augusto Vieira e Karine Vieira, antes ele acontecia apenas junto ao projeto “Meu Amigo Carroceiro”, mas um pedido dos acadêmicos ele foi expandido e esse semestre abrange outros locais, como o CAPS, Centro POP e MAP. Os atendimentos ocorrem ao longo de quatro semanas em cada ponto visitado.
As ações iniciam com os acadêmicos conhecendo as pessoas e a estrutura existente. No segundo dia ocorre uma roda de conversa e é realizada para apresentação do projeto e patologias da cavidade oral, se adequando ao público alvo de cada instituição. Já o terceiro dia é destinado para a distribuição dos kits de higiene e no quarto são feitos os exames clínicos para que possam ser encaminhados para atendimento nas clínicas da Uniplac, de forma gratuita.
O IDC foi idealizado pelo empresário Alessander Comandolli e realiza atendimentos odontológicos, terapêuticos, cursos de qualificação profissional de cabelereiro e manicure, aulas de costura industrial, artesanato, inglês, teclado, yoga e capoeira. Atende pessoas em situação de vulnerabilidade social, mas também a população como um todo. “Nós olhamos o ser humano e não a situação que a pessoa se encontra, problemas emocionais e problemas de saúde todo mundo tem”, explica a voluntária Rosa Oliveira.
Larissa Goulart - CNU