Amanhã (19), uma equipe de alunos do curso de Sistemas de Informação participa da etapa regional da XIV Maratona de Programação, em Santa Catarina, na cidade de Blumenau. A Maratona é um evento promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) em parceria com as instituições de ensino associadas.
A prova consiste em um conjunto de oito a dez problemas, que as equipes formadas por três alunos e um técnico precisam resolver, em no máximo cinco horas, por meio da criação de um programa de computador.
A Maratona tem como objetivo promover nos alunos a criatividade, capacidade de trabalho em equipe, busca por novas soluções e a habilidade para resolver problemas sob pressão.
Os melhores alunos das etapas regionais, que acontecem simultaneamente no Brasil, são classificados para a etapa nacional, que neste ano ocorre Campinas (SP). Para a etapa regional de Santa Catarina estão inscritas 18 equipes oriundas de cinco instituições de Blumenau, Joinville, Florianópolis e Lages.
Em 2008, a etapa Catarinense ocorreu na UNIPLAC, que participou com três equipes e conseguiu um quarto lugar. Esse ano, a UNIPLAC envia apenas uma equipe, com o apoio da empresa NDDigital, onde trabalham os acadêmicos.
Segundo o professor Angelo Augusto Frozza, Coordenador do curso de Sistemas de Informação e técnico da equipe da UNIPLAC, as dificuldades são grandes. “ Nossos alunos enfrentarão equipes de instituições de renome como UFSC, UDESC e FURB, entre outras, mas sabemos que é possível”. Ele lembra que em outras competições, como a Olimpíada Brasileira de Informática, onde alunos da UNIPLAC destacaram-se ficando entre os melhores do estado.
A participação de acadêmicos em eventos é incentivada, pois além de colocarem em prova os conhecimentos obtidos no curso, eles também têm a oportunidade de entrar em contato com outras pessoas da área, ampliando sua rede de contato e conhecer como é o trabalho em outras instituições de ensino. O Prof. Angelo reforça, ainda, que o resultado desse incentivo pode ser observado na qualidade e reconhecimento que o curso de Sistemas de Informação tem, não só na cidade de Lages, mas em outras regiões.