Alunos participam da Maratona de Programação da SBC

Amanhã (19), uma equipe de alunos do curso de Sistemas de Informação participa da etapa regional da XIV Maratona de Programação, em Santa Catarina, na cidade de Blumenau. A Maratona é um evento promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) em parceria com as instituições de ensino associadas. A prova consiste em um conjunto de oito a dez problemas, que as equipes formadas por três alunos e um técnico precisam resolver, em no máximo cinco horas, por meio da criação de um programa de computador. A Maratona tem como objetivo promover nos alunos a criatividade, capacidade de trabalho em equipe, busca por novas soluções e a habilidade para resolver problemas sob pressão. Os melhores alunos das etapas regionais, que acontecem simultaneamente no Brasil, são classificados para a etapa nacional, que neste ano ocorre Campinas (SP). Para a etapa regional de Santa Catarina estão inscritas 18 equipes oriundas de cinco instituições de Blumenau, Joinville, Florianópolis e Lages. Em 2008, a etapa Catarinense ocorreu na UNIPLAC, que participou com três equipes e conseguiu um quarto lugar. Esse ano, a UNIPLAC envia apenas uma equipe, com o apoio da empresa NDDigital, onde trabalham os acadêmicos. Segundo o professor Angelo Augusto Frozza, Coordenador do curso de Sistemas de Informação e técnico da equipe da UNIPLAC, as dificuldades são grandes. “ Nossos alunos enfrentarão equipes de instituições de renome como UFSC, UDESC e FURB, entre outras, mas sabemos que é possível”. Ele lembra que em outras competições, como a Olimpíada Brasileira de Informática, onde alunos da UNIPLAC destacaram-se ficando entre os melhores do estado. A participação de acadêmicos em eventos é incentivada, pois além de colocarem em prova os conhecimentos obtidos no curso, eles também têm a oportunidade de entrar em contato com outras pessoas da área, ampliando sua rede de contato e conhecer como é o trabalho em outras instituições de ensino. O Prof. Angelo reforça, ainda, que o resultado desse incentivo pode ser observado na qualidade e reconhecimento que o curso de Sistemas de Informação tem, não só na cidade de Lages, mas em outras regiões.