A Universidade do Planalto Catarinense instituiu o programa de Formação Pedagógica para profissionais que atuam ou tenham interesse em atuar no ensino superior da instituição.
Para o exercício da atividade Profissional é necessário a participação neste curso o qual trabalha com diversas metodologias ativas. O curso trabalha com carga horária de 140 horas/aula, das quais sessenta são de metodologias de ensino superior, trinta em metodologia de pesquisa e o restante sobre experiências profissionais.
Dada a singularidade deste programa, o departamento de Ciências Humanas, Letras e Artes constituiu um grupo permanente de estudos com docentes da Instituição, os quais tem a responsabilidade de estar em constante atualização para ministrar aulas nesta Fomação Pedagógica.
“Neste grupo trabalhamos muito com metodologias inovadoras, com a finalidade de melhor socializar o conhecimento, o que justifica atuarmos em dupla, ou seja, dois profissionais em cada disciplina”, explica a professora Ana Maria Ranzan Rigo.
No último final de semana, a professora Ana dividiu o espaço da sala de aula com o professor Adélcio Machado dos Santos - presidente do Conselho Estadual de Educação,onde juntos trabalharam a disciplina de Metodologia do Ensino Superior, “a experiência foi muito significativa, pois atuamos com uma turma multiprofissional que estão adentrando ao universo da docência do Ensino Superior”, salieta a professora.
Para nossa satisfação, \"os jovens profissionais, que atuam em diversos segmentos da sociedade, demonstraram singular interesse nesta modalidade de formação que os capacita efetivamente para atuar como docentes da Univesidade do Planalto Catarinense”, concluiu a professora Ana Rigo.
FOTO
Professor Adélcio Machado dos Santos/presidente do Conselho Estadual de Educação, durante aula na Uniplac