TEST DRIVE / Mais de 1.500 alunos do ensino médio visitam Uniplac

Mais de 1.500 alunos do ensino médio de escolas públicas e particulares de Lages estão participando do “Test Drive Uniplac”. Esse programa busca proporcionar aos alunos do ensino médio, contato mais direto com omundo acadêmico e com os diferentes cursos superiores que a Uniplac oferece. O contato mais próximo com os cursos, atividades desenvolvidas e com o ambiente universitário propicia ao estudante mais segurança quanto a escolha de um curso superior e, na definição de seu futuro profissional. Divididos em grupos de até quarenta alunos, os visitantes percorrem as instalações do Campus desenvolvendo atividades em locais como: Centro de Ciências Jurídicas, Centro de Ciências da Saúde, Centro de Ciêncas Exatas e Tecnológicas, Biblioteca, Laboratórios e outros espaços. Nesses locais os grupos são recebidos pelos coordenadores e professores dos cursos da Uniplac, os quais prestam informações como a estrutura curricular do curso, a área de atuação profissional e mercado de trabalho, “procurando desta forma propiciar aos visitantes um conhecimento mais detalhado sobre a Universidade, que possa servir de base quando os mesmos forem escolher sua profissão”, comenta Ana Paula Göcks, da coordenação do evento. Daiana Camargo, 17 anos, aluna da EEB Francisco Manfrói, que integrou um dos grupos visitantes, estava eufórica. “Pela primeira vez estou dentro de uma Universidade e não tinha a mínima noção do que iria ver. Estou surpresa até com a gentileza que estamos sendo tratados, pois sempre imaginei que uma universidade fosse um local onde as pessoas ficavam fechadas dentro das salas apenas estudando. No entanto estou vendo pessoas trabalhando em pesquisas nos laboratórios ou estudando na biblioteca”, diz Daiana, que pretende fazerr vestibular para Psicologia. Igualmente encantada estava Josiele Cardoso, que integrava o mesmo grupo da EEB Francisco Manfrói. “Estou encantada com a visita. Aqui tudo é diferente, igual a gente vê nos filmes”, afirmou Josiele que ainda não se decidiu entre uma engenharia ou artes. “Mas depois dessa visita espero ter escolhido o curso que irei fazer”, concluiu a visitante. As visitas do “Test Drive” tem programação definida, sendo no dia 03/05, as escolas Francisco Manfroi e Godofin. No dia 04/05 as escolas Flordoardo Cabral, Armando Ramos de Carvalho e Colégio Cruz e Sousa. No dia 08/05, as escolas Pinto Sombra, Colégio Cruz e Souza, Lúcia Fernandes Lopes e Centro Educacional. No dia 09/05 a Escola de Educação Básica de Lages (Industrial), Colégio do Rosário e Colégio Santa Rosa . No dia 10/05, a escola Aristiliano Ramos e São Judas Tadeu e no dia 11/05, novamente o Colégio do Rosário com suas turmas do turno noturno. Essa é a primeira iniciativa do Test Drive deste ano, “pois no mês de agosto, teremos a segunda edição com atividades bastante diversificadas”, conclui Ana Paula Göcks. Maiores informações na Coordenação de Extensão Cultural (49) 3251-1078.