UNIPLAC / Presidente da Fapesc visita Midilages e Universidade

O presidente da Fundação de Apoio a Pesquisa Científica e Tecnológica de Santa Catarina – Fapesc, Vladimir Álvaro Piacentini esteve em Lages nesta semana. No roteiro de visitas, a primeira aconteceu na Secretaria de Desenvolvimento Regional, onde foi recebido pelo secretário Francisco Küster, e em seguida o grupo se deslocou para a Universidade do Planalto Catarinense. A programação teve inicio no Microdistrito de Base Tecnológica de Lages (MIDILages), onde o presidente da Fapesc teve oportunidade de conhecer “in loco” as sete empresas incubadas e que estão em plena atividade. Segundo o gerente da Incubadora, Carlos Eduardo de Liz, a visita não poderia ser mais oportuna, pois os dirigentes das empresas tiveram a oportunidade de apresentar os trabalhos que estão sendo desenvolvidos: A IT Factory, que com menos de seis meses de atividades já implantando está outra unidade de trabalho, devido a quantidade de serviços contratados. Outra empresa incubada, a TWI Máquinas está em processo de fabricação de um moedor de ossos, também está em fase de pesquisa a conexão de próteses dentárias de implantes dentários. A Sitjuri está atuando no desenvolvimento de sistemas de automação de cartórios judiciais. A INF, empresa que já estava no mercado há nove anos, agora como incubada no Midilages quer ampliar a pesquisa de novos produtos e a Trecconet, que atua na comercialização de produtos de software para gerenciamento florestal. Aproveitando a visita do presidente da Fapesc, o gerente do MIDILages encaminhou sete novos projetos para serem incluídos no Edital de Chamada. “São projetos importantes não apenas para consolidação da incubadora, mas principalmente para consolidação de um pólo tecnológico, pois inclusive foram aprovados pelo Conselho de Desenvolvimento Regional”, concluiu o professor Carlos Eduardo de Liz. No período vespertino o presidente da Fapesc se reuniu com pesquisadores da Uniplac, onde fez esclarecimentos dos editais de fomento à pesquisa que estão abertos na entidade. “Foi uma visita técnica de extrema importância para a Universidade, quando abrem-se espaços de parcerias nas atividades de pesquisa, onde a Uniplac tem forte atuação e agora reforçada pelos dois mestrados em andamento – Educação e Saúde Coletiva”, destacou a pró-reitora de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação Zilma Isabel Peixer.