A professora Dra Cristina Yamaguchi,do Curso de Administração, concedeu entrevista coletiva aos acadêmicos do Curso de Jornalismo da Uniplac, sobre sua experiência como primeira infectada com a COVID-19 no município de Lages. A entrevista foi realizada como atividade da disciplina de Introdução ao Rádio para os alunos da 5ª fase, e de Redação, aos alunos da 1º fase, através da ferramenta Google Meet, envolvendo cerca de 40 estudantes.
Depois de 11 dias internada por causa do novo coronavírus, Cristina Yamaguchi, recebeu alta hospitalar, e já está em casa. Ela relatou que o tratamento não foi fácil, sentiu solidão no período em que ficou em isolamento, apesar de ter sido muito bem tratada pelos profissionais de saúde em Lages.
Agora, totalmente recuperada, imune à doença, e no período pós-contágio, em que as pessoas não transmitem mais, chama a atenção para a questão do preconceito. “O preconceito é muito duro, difícil. A discriminação para com os pacientes da COVID-19 realmente existe. Há pessoas que não entram no elevador quando eu estou. As pessoas ainda tem muito medo, e o medo faz coisas na cabeça das pessoas”.
Os acadêmicos fizeram várias perguntas e indagações à entrevistada, por cerca de 1h20. Os professores Adriana Palumbo e Pablo Gomes mediaram a aula. “A prática da entrevista é muito importante na nossa atuação enquanto jornalista, e por isso, temos procurado trazer aos nossos acadêmicos essa experiência. Temos trabalhado no formato virtual em tempos de pandemia, e foi muito bom conhecer a experiência da professora Cristina enquanto pessoa que superou e se recuperou do coronavírus”, afirma a professora Adriana Palumbo. Em outras disciplinas já ocorreram entrevistas com pessoas que residem na Itália e na Espanha, países onde o coronavírus está mais adiantado, e na próxima semana haverá entrevista com um médico infectologista.
Para conferir a aula/entrevista completa acesse:
https://drive.google.com/file/d/1EUU_eRPAgw2VqlaGvbC9RgF065ZVc9PS/view?usp=sharing