Eleição para coordenadores de curso e chefes de departamento na Uniplac

Com peso igualitário entre o voto de alunos, professores e técnicos administrativos, a Uniplac vivencia neste ano o pleno exercício da democracia com eleições para todas as suas estâncias superiores. No dia 19 de maio acontece a eleição de 22 coordenadores de curso e de cinco chefes de departamento e no dia 31 acontece votação para a composição dos Colegiados Deliberativos Superiores da Uniplac – Consuni e Consepe. No mês de setembro a Universidade do Planalto Catarinense estará escolhendo seu novo reitor. O processo eletivo para coordenadores dos cursos do Campus Lages acontece no horário das 9h às 21h, tendo por local o Salão de Atos e para os cursos fora de sede de São Joaquim, Urubici, Otacílio Costa e Campo Belo do Sul os locais serão as dependências onde são desenvolvidas as atividades nessas cidades, no horário das 18h30min às 19h30min. De acordo com a estrutura departamental da Uniplac, deverão ser eleitos os chefes dos seguintes departamentos: Ciências Humanas Letras e Artes; Ciências Sociais e Aplicadas; Ciências Jurídicas; Ciências Exatas e Tecnológicas e de Ciências Biológicas e da Saúde. Serão escolhidos coordenadores para os cursos de Administração (Lages), Fora-de-sede (Urubici), Ciências Biológicas (Análises Clínica e Ambiental), Ciências Biológicas (Licenciatura), Ciências Contábeis (Lages) e fora-de-sede (São Joaquim), Direito, Educação Física, Arte-Educação (Noturno e Regime Especial), Enfermagem, Sistemas de Informação/Informática, Letras (Matutino, Noturno, Regime Especial e São Joaquim), Secretariado Executivo Bilíngüe, Matemática, Odontologia, Pedagogia (Noturno, Regime Especial e Fora-de-Sede), Psicologia, Engenharia Industrial Madeireira Matutino, Design e Tecnologia de Moda, Serviço Social e Terapia Ocupacional. Colégio Eleitoral Em conformidade com o Estatuto da Universidade, o colégio eleitoral que elegerá os coordenadores de curso será composto por docentes membros do colegiado do curso e discentes regularmente matriculados no curso. A eleição se dará por voto secreto e universal, para um mandato de dois anos. O colégio eleitoral que elegerá os novos chefes de Departamento será composto por docentes lotados no Departamento e em atividade na Instituição e representação discente junto ao Departamento, elaborada pelo Diretório Central dos Estudantes. Debates com candidatos Foi intensa a movimentação na Uniplac nesta semana por conta da eleição de coordenadores de curso e chefes de departamento. O Diretório Central dos Estudantes promoveu uma série de debates com todos os candidatos, onde os mesmos tiveram oportunidade de apresentar suas propostas e planos de ação para os cargos em disputa. O destaque ficou por conta da participação dos estudantes, sendo que de acordo com as regras estabelecidas, cada candidato teve um tempo de quinze minutos para sua apresentação, seguindo-se um tempo livre para perguntas do público presente no Salão de Atos. A reitora da Uniplac professora Nara Maria Kuhn Göcks esteve presente em todos os momentos, oportunidade em que ressaltou a importância do ato, como pleno exercício da democracia praticada pela Universidade do Planalto Catarinense.