DESIGN E TECNOLOGIA DE MODA / Uniplac entra no Santa Catarina Moda Contemporânea

ComTradição – um entrelaçamento do estilo gaúcho serrano com o punk, onde no lugar da boleadeira foi estilizado um cinto, da flor do cabelo da prenda se harmonizou um arranjo de cabelo. Ou o mundo lúdico do circo, com formas exageradas, utilizando inclusive roupas com armação. Foi com essa proposta altamente criativa que Renata Zen, Denise Battistella, Sandro Pires e Raquel Küster foram selecionados pela Hering e agora esses alunos do curso de Moda da Uniplac irão criar uma coleção conceitual para a marca DZARM, que pertence ao grupo Hering. Para isto irão estagiar pelo período de seis meses, com duas visitas mensais na empresa. Estão previstos ainda uma serie de eventos como workshops e palestras, dirigidos aos estudantes e profissionais, tanto das empresas como das instituições de ensino para a capacitação e desenvolvimento nas áreas de design, moda e criatividade. Essa participação faz parte de um grande projeto, que visa resgatar o conceito de Santa Catarina como pólo que faz e dita moda, e para isso foi criado o projeto SCMC – Santa Catarina Moda Contemporânea. Este projeto nasceu pela iniciativa de doze empresas de projeção nacional e que dividem um prospero mercado de moda. Todas, no entanto, têm como objetivo comum: fomentar a produção de design no Estado. Foi nesse universo que a coordenação do curso de Moda da Uniplac manteve contato com os organizadores, “para possibilitar troca de experiências entre empresas e entidades de ensino de Santa Catarina”, destaca a coordenadora Cintia Studzinski Ramos. Participam desse projeto as empresas Marisol, Tecnoblu, Karsten, Hering, Dudalina, Hoepcke, Oceano, Buettner, Colcci, Ana Paula, Boby Blues, Lancaster, Beagle, Oxford Cerâmica, Brix Jeans, Naguchi, Têxtil Renaux, e as instituições: Asselvi, Furb, Univali, Unerj, Udesc, Unisul, Senai Jaraguá, Senai Joinvile, Senai Blumenau, Senai Criciuma, Senai Rio do Sul, Unifebe, Assevim e Uniplac. Para a escolha dos alunos da Uniplac foi feito um concurso, em que foram inscritos cinco projetos, dentre os quais foram selecionados dois projetos, um com três integrantes e o outro com quatro participantes. Como só podem participar quatro alunos por empresa, a Hering fez uma seleção entre os sete pré- selecionados, resultando nos quatro citados. “Todo esse projeto vai ser orientado pelo estilista de renome nacional Mario Queiroz”, ressalta a coordenadora do curso de Moda da Uniplac Cintia Studzinski Ramos.