O Projeto de extensão universitária “Consolidando a Segurança Alimentar no Planalto Serrano Catarinense” está sendo retomado por professores e acadêmicos do CAV e Uniplac. No último sábado, 12 de setembro, foi realizada uma reunião com membros do núcleo coordenador, equipe técnica e bolsistas do projeto, oportunidade em que o coordenador, professor Julio Cesar Pires Santos informou que esteve recentemente em Brasília participando do IV Encontro Nacional dos CONSADS (Consórcios de Segurança Alimentar e Desenvolvimento Local) e também de uma reunião com o Ministério do Desenvolvimento Social, CNPq e representantes dos outros 11 projetos selecionados no Brasil pelo edital 038/2008, onde o MDS e CNPq oficializaram a retomada dos projetos uma vez que os entraves burocráticos já foram resolvidos.
“Os recursos estão a caminho, e agora, efetivamente estamos retomando o projeto” ressaltou o professor Julio satisfeito. Participam deste projeto de extensão professores e pesquisadores do CAV e UNIPLAC, cinco bolsistas profissionais das áreas de Direito, Pedagogia, Jornalismo, Administração e Nutriçãoe 28 bolsistas acadêmicos das duas instituições. O principal objetivo é a construção de um diagnóstico sócio-econômico e ambiental da região e a partir daí, em conjunto com os atores locais, elaborar um plano de desenvolvimento territorial visando a segurança alimentar e nutricional, a geração de trabalho e renda e a qualidade de vida e ambiental no âmbito do CONSAD(Consórcio de Segurança Alimentar e Desenvolvimento Local) da Serra Catarinense Catarinense.
“Nossos bolsistas vão sair novamente a campo, nas atividades de sensibilização e mobilização da região, e no início de dezembro realizaremos um grande seminário regional para discutirmos a Segurança Alimentar e Nutricional na Região Serrana envolvendo os vários atores locais” ressalta Julio.
Texto: Adriana Palumbo