O nome da Uniplac consta novamente, no site Observatório da Imprensa, como uma das instituições colaboradoras da Pesquisa Atlas da Notícia. Em sua quarta edição, o Atlas da Notícia, iniciativa anual do Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo (Projor), patrocinado pelo Facebook Journalism Project (FJP), é o maior e mais completo levantamento sobre a presença do jornalismo local no país.
Realizada em parceria institucional com a Abraji e Intercom, a quarta edição contou com a colaboração de 219 voluntários de 74 organizações do Brasil, sendo oito universidades da região sul, dentre elas a Uniplac. Mesmo com a pandemia, cinco acadêmicos do curso de jornalismo – Cláudia Pavão, Bárbara Zanoni, Luan Turcati, Amarildo Volpato e Dionata Ludvich Costa – a partir da disciplina de Mídia e Desenvolvimento Regional, ministrada pela professora Adriana Palumbo, dedicaram-se de forma intensa ao levantamento e cadastramento dos veículos jornalísticos dos municípios da Região Serrana de Santa Catarina.
“Há cerca de quatro anos, quando comecei a ministrar essa disciplina, percebi a falta de informações sobre a mídia na região serrana. Desde então, bem antes da pandemia do coronavírus, começamos a busca, para a construção de um banco de dados com os veículos de imprensa da região serrana”. Todos os alunos participaram, realizaram pesquisa de campo para identificar e conhecer como realmente é a mídia nos municípios da região serrana.
“Em 2019, por sugestão da acadêmica Claudia Pavão, fizemos contato com a coordenação do Atlas da Notícia, que solicitou o encaminhamento dos nossos dados à essa pesquisa nacional. Em 2020, o coordenador do Atlas da Notícia da região Sul, professor Marcelo Fontoura (PUC-RS), fez contato comigo solicitando novamente a contribuição dos nossos alunos à pesquisa, o que foi prontamente atendido”, explica a professora.
A participação na pesquisa agregou experiência e conhecimento. A acadêmica Cláudia Pavão afirmou: “participar da pesquisa Atlas da Notícia me ajudou a entender de que forma os meios de comunicação da Serra Catarinense se organizam. Além da satisfação de contribuir para uma pesquisa tão importante, desenvolvida em todo o território nacional, por um importante órgão de imprensa. Com isso, também colocamos o nome da Uniplac junto às maiores universidades do país”.
A pesquisa aponta que o jornalismo local brasileiro tem se voltado ao digital para sobrevivência. A quarta edição do Atlas da Notícia identificou nos estados da Região Sul um aumento na quantidade de veículos digitais. No total, são 939 veículos online identificados na região, 197 a mais do que na última edição, o que indica uma tendência de adoção do meio online para a distribuição de notícias locais. Hoje, iniciativas digitais perfazem 28% dos veículos do Sul. No levantamento passado, a proporção era 23%.
Os veículos jornalísticos digitais do interior da Região Sul costumam seguir um padrão similar, embora haja variedade. Normalmente são equipes pequenas, de até cinco integrantes, com uso constante de redes sociais e uma combinação de republicação de conteúdo estadual ou nacional com a publicação de conteúdo original local. A presença de redes sociais desses atores acabou se concentrando em principalmente três plataformas: Facebook, Instagram e WhatsApp, este último principalmente como canal de contato do público com a equipe.
O levantamento da Região Sul teve a participação de 68 voluntários, sendo 48 estudantes universitários de graduação, três de pós-graduação, sete professores e 10 jornalistas autônomos. Além da Uniplac, sete instituições de ensino, como UFSC e Unipampa, apoiaram a pesquisa.
A matéria que relaciona os dados e inclui a universidade, os acadêmicos e a professora, está disponível no site: http://www.observatoriodaimprensa.com.br/atlas-da-noticia/ecossistema-de-jornalismo-local-da-regiao-sul-apresenta-fragmentacao-com-blogs-e-veiculos-nativos-de-redes-sociais/
Publicado em 25/02/2021.