Instalado na Uniplac o Núcleo de Perícias Técnicas

Com a presença da reitora da Universidade do Planalto Catarinense professora Nara Maria Kuhn Göcks e do diretor do Instituto Geral de Perícias de Santa Catarina, perito Giovani Eduardo Adriano, foi apresentado na manhã desta terça-feira, 30, o Núcleo Mesoregional de Perícias de Lages. Este Núcleo, instalado no Campus da Uniplac, compreende quatro importantes atividades: Instituto Médico Legal; Instituto de Análises Laboratoriais; Instituto de Criminalística e o Instituto de Identificação. Já em funcionamento, o Núcleo Mesoregional de Perícias de Lages, vinculado ao Instituto Geral de Perícias é resultante de uma nova filosofia da segurança pública. “São seis núcleos no Estado, sendo que o de Lages é o primeiro a operar nesta nova estrutura, que prevê a participação direta de uma universidade, no caso a Uniplac”, destacou o diretor do IGP Giovani Adriano, na oportunidade. A parceria entre a Uniplac e a Secretaria de Segurança Pública teve início há cerca de três anos, quando a instituição definiu suas prioridades para atender as demandas da instituição e, de forma mais acentuada, para os cursos da área Saúde e do Direito, que necessitavam de práticas junto a laboratórios de criminalística e num instituto médico legal. “Com a criação do IGP proporcionou as condições de ampliarmos o convênio de forma mais abrangente, atendendo inclusive cursos como Engenharia Industrial Madeireira, Serviço Social e Psicologia, além é claro dos cursos de Medicina e Odontologia, ampliando o campo de atuação”, salientou a reitora Nara Göcks. Com a ativação do Núcleo Mesoregional de Perícias de Lages, ganha a sociedade, pois passa a contar com trabalhos de perícia técnica, “o que irá garantir provas para evitar a impunidade dos crimes”, esclareceu o diretor do IGP. “Também proporcionará condições de atendimento por parte dos estudantes de psicologia e serviço social, que darão atendimento psico-social aos familiares das vítimas, numa relação mais humana fraterna”, destacou a reitora Nara. Equipado inclusive com sala de aula, o Núcleo proporcionará condições de atender inclusive os conteúdos curriculares e equipamentos necessários para o desenvolvimento de trabalho e atividades conjuntas entre a Uniplac e o Instituto Geral de Perícias, concluiu a reitora Nara Maria Kuhn Göcks. Segundo o diretor do IGP, o Núcleo de Perícias Mesoregional de Lages deverá ser oficialmente inaugurado quando da realização da 18ª Festa Nacional do Pinhão, no mês de junho próximo, com a presença do governador Eduardo Pinho Moreira.