Com o capítulo “Verde é a cor de um jornalismo: reflexões para uma narrativa ambiental protagonista”, o professor do curso de Jornalismo da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), Luiz Henrique Zart, participa do livro “Narrativas Midiáticas Contemporâneas: Perspectivas Protagonistas”.
No texto, o professor aborda o jornalismo como narrativa a partir da perspectiva ambiental, e questiona conceitos que se fixaram às rotinas dos profissionais, como os da neutralidade e da objetividade. "A intenção é trazer a possibilidade de se fazer um jornalismo que seja contextualizado, promova a cidadania, a capacidade crítica, e que seja baseado num pensamento complexo", ressalta.
Publicada pela Editora Catarse, de Santa Cruz do Sul, a obra é organizada por Demétrio De Azeredo Soster (Catarse), e Mara Rovida Martini, da Universidade de Sorocaba (Uniso). O prefácio é de Cremilda Medina, professora da Universidade de São Paulo, com 20 livros publicados e diversas produções de referência dos estudos em Jornalismo.
Este é o quinto livro produzido pela Rede de Pesquisa Narrativas Midiáticas Contemporâneas (Renami), vinculada à Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor) – o quarto com a participação do professor Zart, que integra a rede desde 2016. Ao todo, são 21 capítulos de pesquisadores e pesquisadoras de todo o país, que tratam de protagonismo como “tudo aquilo que, ao mudar a realidade em que se insere, transforma, para melhor, esta mesma realidade e o que se diz dela".
O lançamento, em formato e-book, ocorrerá durante o 19º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo, promovido pela SBPJor de 9 a 12 de novembro, em modalidade on-line.
A obra já pode ser acessada e baixada gratuitamente pelo link: https://www.editoracatarse.com.br/narrativas-midiaticas