Seminário de Educação do Campo da Serra Catarinense, promoção do MEC/Secad, Centro Vianei e Uniplac, discute políticas para que o Estado assegure direito para quem vive e trabalha no campo.
Quem vive no campo sabe que nem sempre existem boas escolas para a população infantil. Se na cidade a situação já é difícil, no meio rural as crianças enfrentam desafios ainda maiores para estudar.
Os problemas começam no acesso à escola. Na maioria das vezes, não há transporte das casas para as escolas. Como as distâncias entre as propriedades rurais são grandes, as crianças andam quilômetros todos os dias ou faltam muito às aulas.
Outro problema grave é o que as crianças aprendem. Na maioria das vezes, o conteúdo ensinado pelos professores não reflete a realidade dos meninos e meninas no campo.
Para transformar essa realidade, o Ministério da Educação, através da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade está realizando uma série de seminários regionais, envolvendo poderes públicos municipais e regionais, profissionais da educação, agentes de desenvolvimento, organizações e movimentos da sociedade civil para construírem as bases de uma Política Regional de Educação do Campo.
Nesse sentido, nos dias 12, 13 e 14 de junho, acontece no Salão de Atos da Uniplac o Seminário de Educação do Campo da Serra Catarinense, com a presença do professor Antonio Munarim – coordenador nacional de Educação no Campo e também os professores Armênio Schmidt e Joana Célia Passos, ambos do MEC/Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
O objetivo do evento, realizado pelo MEC/Ecad, Centro Vianei de Educação Popular e Uniplac, representa um passo significativo para: conhecer e discutir políticas para a educação no campo, discutir a realidade, avanços e desafios da educação do campo na Serra Catarinense, “para fortalecermos parcerias e construir as bases de uma política regional de Educação no Campo em todos os seus níveis e modalidades de ensino”, salienta o professor Sérgio Sartori.
Programação
Dia 12/06 (segunda-feira) – Solenidade de aertura às 19h, no Salão de Atos da Uniplac, seguindo-se palestra com o professor Armênio Schmidt, sobre “As Bases Nacionais para uma Política Nacional do Campo.
Dia 13/06 (terça-feira) – 08h30min – palestra com a professora Joana Célia dos Passos sobre “As Diretrizes Operacionais da Educação do Campo. Às 10h30min – palestra com o professor Antonio Munarim sobre “As Políticas do Ministério da Educação”. Às 13h45min – palestras com os professores Geraldo Locks e Lori da Silveira, sobre a realidade e os desafios para a Educação do Campo na Serra Catarinense. À partir das 16h o tempo será reservado para espaço cultural – jogo Brasil x Croácia e a noite – Festa do Pinhão.
Dia 14/06 (quarta-feira) – 08h30 – Apresentação de experiências inovadoras de Educação do Campo na Serra Catarinense como Casas Familiares Ruais, Escola Agrícola Caetano Casta, Escola Itinerante de Lages e Centro Vianei de Educação Popular – local: Auditório do CCJ/Uniplac. No período vespertino, a partir das 13h30, acontece a plenária e encaminhamentos finais.
Serviço
Seminário de Educação do Campo da Serra Catarinense
Data: 12, 13 e 14 de junho 2006
Solenidade Abertura: dia 12 – 19h
Local: Salão de Atos da Uniplac