Membros do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros “Negro e Educação” reuniram-se no dia 03/06/22 para traçar metas de trabalho e escolher a nova coordenação do grupo. Instituído há 20 anos nesta universidade, o núcleo já desenvolveu diversas atividades nas áreas do ensino, pesquisa e extensão. Primeiramente sob coordenação da Prof.ª Cida Gomes ( in memoriam) com a Prof.ª Renilda Costa, depois a Prof.ª Odete da Costa e após a Prof.ª Nanci Rosa. A partir de agora o NEAB estará sob a coordenação da Prof.ª Ivana de Oliveira, que em sua atuação estará dando continuidade de se fazer cumprir as Leis 10.39/03 e 11.645/08, que tratam da inclusão da história e cultura africana, afro-brasileira e do povo indígena nas grades curriculares em todos os níveis de ensino.
O NEAB é um Centro de Referência em estudos étnicos na Uniplac e hoje conta com o suporte de cerca de 15 pessoas entre egressos, acadêmicos e docentes. Segundo as professoras durante este ano além das as atividades de pesquisa sobre as religiões com matriz africanas, saúde, memória e contribuição da população negra na região serrana, haverá um curso de extensão para as licenciaturas sobre Literatura africana e afrobrasileira.
O núcleo de estudos Afrobrasileiros “Negro e Educação” NEAB/UNIPLAC é o único no estado instalado em uma universidade pública de caráter privado, os demais NEABs do Brasil estão em uma instituição estadual ou federal.
Durante sua existência houve a transformação do referido grupo de pesquisa em Núcleo de Estudos Afro-brasileiros Negro e Educação/ Uniplac – NEAB/NEU no ano de 2007 expandindo, assim as suas atividades de ensino, pesquisa e extensão. No ensino, mais especificamente na graduação durante a restruturação dos cursos de licenciaturas, com a inclusão das disciplinas Educação, Cultura e Diferença e Educação das Relações Étnico-raciais e Indígenas e na pós-graduação a oferta de um curso de especialização lato sensu em Educação Étnico Racial e Multiculturalismo.
Em parceria com o movimento negro da lages e o Mestrado em educação desta instituição as pesquisas e os projetos de extensão pressupõem referenciais teórico-metodológicos que possibilitam aos pesquisadores melhor entendimento da história das relações étnico-raciais na sociedade brasileira e suas implicações na educação do povo Afro descendente.
Amparados pela contribuição de alunos bolsistas e professores o núcleo já catalogou para o espaço do NEAB-NEU , sala 2234, um rico acervo de livros sobre a temática afro, além de jogos, instrumentos musicais e objetos referentes a cultura africana e afro-brasileira.
Publicado em 06/06/2022