Acadêmicos de Jornalismo apresentam o documentário “Canhão da Serra”

O ano é 1966, final do campeonato estadual, do ano anterior. O lendário time Metropol de Criciúma, cinco vezes campeão estadual, enfrenta o Inter de Lages. Contrariando todas as expectativas e estatísticas, o Leão Baio vence por 2 a 1 e conquista seu primeiro e único título da primeira divisão do futebol catarinense. Isso aconteceu graças a uma equipe entrosada, mas principalmente pelo responsável pelos gols; Anacleto. Há mais de 50 anos, essa vitória significou um marco na história do futebol lageano, assim como a trajetória, daquele que ficou conhecido como Canhão da Serra.

Agora, uma parceria da Uniplac, por intermédio do curso de Jornalismo, e a equipe do Futebol & Cia, resultou em uma homenagem a Anacleto Oliboni, através do documentário “Canhão da Serra”, lançado oficialmente do documentário na quinta-feira (08). “É com extrema alegria que participamos desta homenagem ao Anacleto, um símbolo da principal conquista do futebol lageano”, comenta o presidente do Futebol & Cia, José Luís Macedo da Silva.

O Reitor da Uniplac, Kaio Henrique Amarante, lembra que a universidade está sempre aberta a participar de ações que visam resgatar a história da Serra Catarinense e, poder homenagear alguém em vida é o ideal. “Somos e sempre seremos parceiros de iniciativas como a de produção deste documentário, que ao mesmo tempo resgata a história do nosso futebol e presta uma homenagem em vida ao Anacleto”, diz o Reitor. O documentário foi produzido pelos acadêmicos de Jornalismo, Lucas Daniel Rosa Reichert, Rafael Araldi e Reginaldo Heine.

Clique aqui para conferir fotos do evento.

Publicado em 13/12/2022.