Que comecem os jogos: expectativas elevadas para a competição entre alunos de Administração e Engenharia de Produção

Alunos se preparam para início dos Jogos Empresariais da Uniplac

A Uniplac está prestes a dar início aos aguardados Jogos Empresariais, uma competição anual que reúne alunos da 8ª fase do curso de Administração e da 10ª fase de Engenharia de Produção. Com a expectativa de uma competição acirrada, as equipes formadas por estudantes de ambos os cursos se preparam para enfrentar o desafio de liderar cinco empresas durante as próximas oito semanas.

O primeiro passo dos Jogos Empresariais acontece na próxima segunda-feira (07), a partir das 19 horas, no auditório do Centro de Ciências e Tecnologia (CCET). Na oportunidade, todos os participantes, acadêmicos e professores acompanharão as apresentações das ideias e projetos desenvolvidos. “"Estamos com grande expectativa nas apresentações das equipes e na disputa pela loja âncora - a única que trabalhará com alimentos”, adianta a coordenadora do curso de Administração, Kelli Gotardo.

O objetivo dos Jogos Empresariais é proporcionar uma experiência prática aos futuros profissionais. Segundo o professor do curso de Administração, Munir Saleh, durante as oito semanas de competição as equipes enfrentaram em um ambiente que estimula o pensamento inovador e criativo. “Nós como professores podemos observar todas as habilidades e competências gerenciais, organizacionais, de planejamento, finanças, marketing e acima de tudo, a parte de negociação. Podemos observar que após essa atividade, muitos acadêmicos acabam empreendendo e vimos isso com muito orgulho”, explica.

A coordenadora do curso de Administração, Kelli Gotardo revela como surgiu a ideia de criar os Jogos Empresariais e de unificar os cursos. “Estamos na 20ª edição. Os professores Kaio e Caco tiveram a iniciativa de propor algo prático dentro das disciplinas de Jogos Empresariais e Planos de Negócios. Na época, vendiam nos corredores da universidade e agora temos algo mais profissional nas lojinhas do MidiLages”, explica e completa: “São cursos que tem afinidades de disciplinas então unificou-se”.

Para o professor dos cursos Engenharia de Produção e Administração, Petterson Arruda, essa troca de conhecimentos entre os alunos dos dois cursos, promete ser enriquecedora, incentivando a interdisciplinaridade e a colaboração, além de promover o desenvolvimento sustentável da região. “Aqui é um laboratório e quando você capacita o aluno para o empreendedorismo, você faz que a região se desenvolva”< analisa o professor. “Estimulamos a criatividade, o planejamento, trabalhar com pessoas e esse desenvolvimento é para a região toda porque não temos alunos só de Lages”, explica.

A comunidade acadêmica e os próprios alunos estão ansiosos para o início dos Jogos Empresariais da Uniplac, na certeza de que a competição proporcionará uma formação ainda mais sólida e preparará os participantes para os desafios do mercado de trabalho. “Para quem quer empreender isso é fundamental, é o que faríamos em uma empresa, porém numa escala menor. A gente coloca em prática tudo o que fizemos nos semestres até agora”, revela o estudante Gustavo Souza. “É bem interessante, a gente consegue ter uma noção do que nos espera no mercado de trabalho. Será muito válido, vamos crescer profissionalmente, é uma baita oportunidade e temos que aproveitar muito bem”, enfatiza o universitário Guilherme Mendes.