I Seminário Regional Educação e Desenvolvimento Territorial

Primeira noite GEDETER

Aconteceu nos dias 16 e 17 de outubro de 2023, na Universidade do Planalto Catarinense — UNIPLAC, o I Seminário Regional de Educação e Desenvolvimento Territorial. Nesse evento, foi celebrada a vida e trajetória do Professor e Antropólogo Geraldo Augusto Locks.

No primeiro dia do evento, após a formação da mesa de autoridades composta pela reitoria, coordenação do PPGE — UNIPLAC e representantes de instituições da Região Serrana, houve — como parte do protocolo acadêmico — a declaração de abertura do seminário, feita pelo Magnífico Reitor Kaio Amarante. Em seguida, a Profa. Dra. Madalena, coordenadora do PPGE, fez uso da palavra e, sentimental e saudosamente, relembrou a importância do professor Geraldo no que se refere à sua luta em prol de uma educação emancipadora e seu legado à comunidade acadêmica.

Assim, a noite seguiu com a apresentação da Associação Cultural Matakiterani. Nesse momento, a dupla Grilo Seco (Adilson) e Testa de Lampião (Gilson) interpretaram de forma descontraída alguns “causos” que lembram o modo de viver e as raízes do povo caboclo/serrano. Dessa forma, eles não dispensaram a interação com o público e, ao final da apresentação, lembraram que o início do grupo (meados de 2001) só foi possível por meio das visitas que faziam nas mais diversas comunidades da região juntamente com o Professor Geraldo. Isso propiciou o contato direto com o modo de ver e sentir daquilo que foi sempre o tema de estudos do Antropólogo, o Planalto Catarinense e o povo serrano, o caboclo e sua identidade oriunda e firmada nesse chão. “Geraldo vive através de suas obras, Matakiterani existe porque um dia alguém acreditou em nós e deixou que pegássemos a estrada, fôssemos a campo com ele e ouvíssemos aqueles a quem muitas vezes a voz é negada”. Essas foram as palavras de Adilson no término da apresentação dos artistas.

Além disso, houve a projeção do audiovisual com depoimentos de personalidades que conviveram com o professor Geraldo: José Roberto Moreira, Antonio Munarim, João Raimundo Colombo, Eroilda Antunes Delfes, Mareli Eliane Graupe, Fernando Pagliosa, Madalena Pereira da Silva, Padre Henrique, Zeferino Leite da Silva, Vinicius Prado, Julia Pereira Damasceno, Luiz Gonzaga Azzi, José Batista da Rosa, Eulalia Cristina Antunes Pereira, Lucia Ceccato de Lima, Andreia Carneiro, Jary Carneiro Jr., Viviane de Bona, Saulo Sérgio Locks e Selênio Sartori. De modo geral, as falas mostraram o envolvimento do educador com os mais diversos seguimentos em defesa dos direitos sociais. No cerne das preocupações, esteve a intenção de promover uma sociedade sem desigualdades, digna e com uma educação libertadora.

Na sequência, Maria Laura, filha do professor Geraldo e da professora Josilaine, leu uma carta feita por ela com as lembranças do Pai, Professor, Conselheiro e Amigo. Em comunhão a isso, a professora Jô leu o poema “Sou feita de retalhos”, de Cris Pizziment. Essas declamações, diga-se de passagem, estavam repletas de muitas memórias e emoções.

Para encerrar a noite e reforçar o verdadeiro compromisso do GEDETER com a Educação e o desenvolvimento territorial da região, o palestrante, Moisés Savian, Secretário de Governança Fundiária, Desenvolvimento Territorial e Socioambiental do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, fez suas considerações. Na ocasião, ele apresentou o andamento das políticas implementadas pelo governo federal em relação à produção de alimentos, agroecologia e promoção da saúde, sistemas agroalimentares saudáveis, sustentáveis e justos. Tudo isso, considerando as comunidades locais, povos originários, indígenas, ribeirinhos etc. Por fim, a primeira noite terminou com um diálogo (em forma de perguntas) entre os ouvintes e o referido discursista.

Segunda noite GEDETER

Dando sequência ao I Seminário Regional de Educação e Desenvolvimento Territorial, no qual foi celebrado a vida e trajetória do Professor Antropólogo Geraldo Locks, adentramos na segunda noite do evento.

Sendo assim, no dia 17/10, o grupo de Recomenda de Almas, de Campo Belo do Sul (SC), abriu as apresentações. A Recomenda faz parte de um rito religioso da cultura cabocla da região. Segundo a Associação Cultural Matakiterani, ela “pode ser definida como um evento marginal de caráter popular, que acontece nas noites e, por vezes, adentram as madrugadas das quartas e sextas-feiras da Coresma, ou Quaresma; sua prática é realizada com mais afinco na Semana Santa”.

Posteriormente à exposição do grupo, formou-se a roda de conversa composta por personalidades que estiveram junto ao professor Geraldo; dentro ou fora da sala de aula, na economia solidária ou imbuídos das lutas nos movimentos sociais, no campo religioso ou acadêmico. Desse modo, sob mediação da jornalista, historiadora e Mestra em Educação Suzane Faita, compuseram a roda de conversa: a Profa. Dra. Mareli Eliane Graupe do PPGE/UNIPLAC; a Profa. Dra. Zilma Isabel Peixer da UFSC; a Irmã Franciscana e representante do Movimento das Mulheres Camponesas Irdes Guadagnin; o ex-diretor do Instituto Vianei; o Pe. José Roberto Moreira e o Educador social, advogado e teólogo Luiz Gonzaga Azzi.

Desse modo, o encerramento do seminário ocorreu com a entrega de presentes aos participantes, confraternização e, sobretudo, com a certeza de que o evento entra definitivamente para o calendário acadêmico da Universidade do Planalto Catarinense. Mais um legado atribuído e um patrimônio advindo das memórias do Professor Geraldo Augusto Locks!

Confira as fotos do evento clicando_aqui.

Texto Paloma Pietro Valdemir Hoffmann / Foto Jary Carneiro Junior.

Publicado dia 21/10/2023.