Professoras do PPGE Uniplac na 41ª Reunião Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)

As professoras Jô Antunes, Mareli Graupe, Naiara Tibola e Valéria Vasconcelos participaram da 41ª Reunião Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), que aconteceu de 22 a 27 de outubro de 2023 em Manaus (AM). A professora Valéria Vasconcelos coordenou o GT 06 “Educação Popular”, todas as manhãs e tardes de segunda-feira à sexta-feira. E a mestranda Karla Renata Melo da Rosa, orientada pela professora Jô Antunes, apresentou o trabalho “Educação no/do Campo e o protagonismo da comunidade escolar na construção de projetos políticos pedagógicos na sessão online. O mestrando Valdemir Luís dos Santos Hoffmann, também orientado pela professora Jô Antunes apresentou o trabalho “Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e sua memória da Guerra do Contestado.

A Profa. Dra. Valéria Vasconcelos, na condição de coordenadora do GT06 (Educação Popular) participou de todas as atividades promovidas por esse GT (ou em parceria), desde os minicursos (“Educação Popular e sistematização de experiência”, com Oscar Jara – Alforja; “A pesquisa em rede: colaboração, internacionalização e fortalecimento da Educação Popular” com Tiago Zanquêta de Souza – UNIUBE e Gercina Santana Novais – UNIUBE) e trabalhos em andamento (realizados na modalidade remota), até as propostas presenciais, entre elas: Trabalho encomendado com o prof. Selvino Heck (Governo Federal), oito sessões de apresentação de trabalhos completos, uma coordenação de mesa, duas sessões especiais (“60 anos das 40 horas de Angicos: a atualidade de uma experiência” – com Sérgio Haddad- Ação Educativa, José Peixoto Filho – UEMG e Maurilane de Souza Biccas – USP; “Desigualdades sociais e escola socialmente justa: desafios e perspectivas no campo da Didática e das políticas educacionais” com José Carlos Libâneo - PUC Goiás; Patrícia Raquel Baroni – UFRJ e Sandro de Castro Pitano – UFPel) e um lançamento de livro (“O pensamento de Paulo Freire em ação: Diálogos Freirianos em Tempos de (Pós) Pandemia” – Maria Tereza Goudard Tavares e Valéria Oliveira de Vasconcelos - organizadoras). Por fim, coordenou, junto com José Peixoto Filho e Enio Candotti, uma homenagem póstuma dedicada a Carlos Rodrigues Brandão, Conceição Paludo, Vanilda Paiva e Michèle Sato, realizada no Museu da Amazônia, no Museu da Amazônia.A última atividade (no Musa) foi em parceria com o GT22 (Educação Ambiental).

Publicado dia 01/11/2023.