MESTRADO SAÚDE COLETIVA / Capacitação sobre sobre Biblioteca Virtual em Saúde na Uniplac

Nos dias 05 e 06 de junho, alunos, professores do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu/Mestrado em Saúde Coletiva da Uniplac e bibliotecários (da Uniplac e do CAV-Udesc) participaram de oficina de capacitação com a bibliotecária Rosemeire Rocha Pinto da Bireme. Essa entidade é um Centro Especializado, da Organização Panamericana da Saúde – Centro Latino-Americano e do Caribe, de Informação em Ciências da Saúde, cujos objetivos são, além daqueles que lhe são atribuídos através da resolução dos Corpos Diretivos da Organização Pan-Americana da Saúde (denominada OPAS), a promoção da cooperação técnica em informação científico-técnica em saúde, com os países e entre os países da América Latina e do Caribe (denominada Região), com o intuito de desenvolver os meios e as capacidades para proporcionar acesso eqüitativo à informação científico-técnica em saúde, relevante e atualizada e de forma rápida, eficiente e com custos adequados. A Bireme, através da Biblioteca Virtual da Saúde (BVS), dissemina as mais variadas fontes de informação científico-técnica em formato eletrônico e outros suportes com o objetivo de atender às necessidades de publicação, preservação, acesso e uso de informação dos governos, dos sistemas de saúde, das instituições de ensino e investigação, dos profissionais da saúde e do público em geral. Todas as publicações científicas sobre saúde em revistas especializadas integram a BSV, e compete a Bireme promover a construção, o desenvolvimento e a operação dessa biblioteca virtual. O controle e catalogação da produção científica é fundamental para mantê-la acessível aos alunos, pesquisadores, professores e os cidadãos”, explicou a palestrante Rosemeire Rocha Pinto. Na terça-feira, dia 06 alunos, professores e técnico-administrativos dos cursos de graduação na área da saúde, da Uniplac, participaram de uma palestra demonstração dos recursos de informação da BVS. A Birme, enquanto entidade, oferece cursos e palestras, realizados em todo o país, “e foi com satisfação que recebemos o convite da coordenação do Mestrado em Saúde Coletiva para nos fazer presente na Uniplac para essa capacitação”, concluiu Rosemeire Rocha Pinto.