Lages recebe o segundo encontro de Orquestras Sociais da Serra Catarinense

A segunda edição do Encontro de Orquestras Sociais da Serra Catarinense, acontecerá 5 a 7 de julho, na Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), em Lages. “Teremos masterclass com professores convidados de renome nacional no ensino e performance para todos os instrumentos de cordas e masterclass de orquestra”, conta o coordenador da Orquestra Jovem de Lages, André Chiomento.

André ainda explica que o evento é importante pois, a orquestra formada durante o Encontro, realizará um Concerto em conjunto com os professores convidados no sábado (6), às 19h, no teatro do Colégio Bom Jesus. “Todas as atividades são gratuitas. As masterclasses abertas a todo público que toca algum dos instrumentos de cordas que compõe a formação instrumental de orquestra, como o violino, viola de arco, violoncelo e contrabaixo acústico”, diz ele.

O encontro é um projeto social e tem a produção da Orquestra Jovem de Lages, um programa de extensão da universidade Uniplac. “Nosso principal objetivo é contribuir principalmente para o aperfeiçoamento artístico, social e educacional de crianças e adolescentes que participam de projetos sociais de música na Serra Catarinense ou em aulas de música nas fundações culturais dos municípios. Até o momento já temos confirmado a participação além dos estudantes lageanos, estudantes de Otacílio Costa, Palmeira e São Joaquim”, explica André. “Além disso, a música clássica chega como uma alternativa de futuro para essas crianças e jovens, que talvez jamais teriam a oportunidade de desenvolver, ou mesmo descobrir, suas habilidades musicais. Queremos a descentralização da música de orquestra. Que ela chegue e seja acessível a todas as famílias”, conclui.

Mais informações sobre o evento com o Professor André, através do contato (49) 99831 5126. O projeto "Encontro de Orquestras Sociais da Serra Catarinense" é viabilizado pela Fundação Catarinense de Cultura através do Prêmio Elisabete Anderle – 2023 com apoio institucional da Uniplac.

Publicado em 05/07/2024.