Mestrado em Educação da Uniplac realiza sua aula inaugural

A aula inaugural de 2024/2 do Programa de Pós-Graduação em Educação- PPGE , da Uniplac, foi brilhantemente conduzida pela Professora Doutora Renilda Costa, que falou sobre a contribuição das universidades brasileiras para os estudos sobre relações étnico-raciais no Brasil.

“As universidades têm desempenhado um papel essencial na construção e difusão do conhecimento crítico sobre a questão racial no país, ao longo das últimas décadas, tornando-se espaços de produção acadêmica onde o estudo das desigualdades raciais, da história e cultura afro-brasileira, bem como das relações entre diferentes grupos étnicos, ganhou maior visibilidade e relevância”, explicou a professora Renilda.

Segundo ela, por meio de pesquisas, publicações, e a promoção de eventos acadêmicos, as universidades brasileiras têm contribuído para uma compreensão mais profunda e diversificada das dinâmicas étnico-raciais no Brasil, fomentando o debate e a conscientização sobre a importância de combater o racismo estrutural presente na sociedade.

A implementação das políticas de ações afirmativas é outro ponto importante discutido na palestra. Essas políticas, que incluem a reserva de vagas para estudantes negros, indígenas e de outras minorias, têm sido fundamentais para promover a inclusão e democratização do acesso ao ensino superior no Brasil. “Desde a implementação dessas medidas, tem-se observado um aumento significativo na presença de estudantes de grupos historicamente marginalizados nas universidades, o que, além de enriquecer o ambiente acadêmico com uma maior diversidade de perspectivas, também tem gerado impactos positivos na autoestima e nas oportunidades de ascensão social desses estudantes. Sendo de fundamental importância a continuidade e expanção dessas políticas, destacando os desafios e os avanços já conquistados no caminho para uma sociedade mais justa e igualitária”, destacou a Professora Dr* Lilia Kanan, pró-reitora de pesquisa, pós-graduação e extensão da Uniplac.

Publicado em 14/08/2024.