Prática que integra as áreas da Psicologia e Direito é apresentada em Simpósio

O XIII Simpósio Serrano de Direito começa hoje (24), às 19 horas, no auditório do Colégio Diocesano. Durante o evento, seis acadêmicas do curso de Psicologia apresentarão, em forma de pôster, algumas reflexões e os fazeres integrados que existem entre Psicologia e Direito no Escritório Modelo de Assistência Jurídica da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac). A interdisciplinaridade entre as áreas se dá na formação acadêmica por meio da troca de experiências no estágio em várias dimensões humanas. De acordo com a professora e orientadora, Tatiane Muniz Barbosa, essa atividade proporciona aos estudantes o exercício da atuação profissional com um olhar crítico. “Além disso, ele se torna reflexivo diante da realidade em casos que as práticas jurídicas impactam as subjetividades e trazem conseqüências nas relações humanas”. Para a realização dessa prática existe o suporte teórico e prático dos professores e funcionários do EMAJ, além do comprometimento dos acadêmicos, tanto de Psicologia como de Direito. “Exercitar a interdisciplinaridade nesse espaço nos sensibiliza para as práticas integrativas e, sobretudo, para atitudes éticas de cuidado ao ser humano de modo co-responsável e saudável”, finaliza a professora.