UNIPLAC / Rede de Economia Solidária atua em 14 municípios da Serra

A Universidade do Planalto Catarinense em parceria com o CONSAD Serra Catarinense desenvolve no Território (região da Serra Catarinense), o Projeto Rede de Economia Solidária com recursos do Ministério do Desenvolvimento Social. Em razão dessa parceria foi realizado no último dia 19/06 o seminário de apresentação dos diagnósticos da produção e do consumo, reunindo representantes dos produtores da agricultura familiar e famílias beneficiárias do Programa “Bolsa Família”, dos municípios de Lages, Painel, Cerro Negro, Campo Belo do Sul, Bom Retiro, Correia Pinto, Otacílio Costa, São Joaquim, Palmeira, São José do Cerrito, Bocaina do Sul e Urubici. Na oportunidade foram debatidos aspectos conceituais envolvendo o tema da Economia Solidária que foi central nesse seminário. Foi debatida a diferença entre o que é economia capitalista e o que é economia solidária. A economia capitalista é marcada pelo lucro, individualismo, competição, concorrência e exploração. A economia solidária é marcada pelo coletivo, pixurum, mutirão, e relações de troca. Foi abordada a questão da identidade cultural da região e seus respectivos processos de construção da cidadania. “Entendendo por cidadania usufruir, ter e compartilhar bens materiais, bens simbólicos e bens políticos”. Foram apresentados os resultados da pesquisa de diagnóstico do consumo de 2.241 famílias, público este beneficiário dos programas federais de distribuição de renda, residentes em 14 municípios associados ao CONSAD Serra Catarinense. O diagnóstico revelou por exemplo: há um consumo mensal de 10,7 kg de arroz, 8,35 kg de feijão, 14,25 kg de açúcar e 16,36 kg de trigo. Revelou também os hábitos alimentares da região indicando o alto consumo de gordura: 3,19 kg de banha de porco e 3,33 lt de óleo de soja. Esses são alguns exemplos dos 32 ítens que compõe o diagnóstico. A presença de representantes da agricultura familiar teve como objetivo o processo de integração entre a produção e o consumo, através de processos organizativos de produtores e consumidores, por meio de associações, núcleos cooperativas e sindicatos. Ainda no evento abriu-se o espaço para a socialização de experiência locais do Projeto Rede de Economia Solidária. Foi apresentada a experiência de produção coletiva de alimentos realizada na comunidade de São José no município de Anita Garibaldi. No município de Bom Retiro a experiência da compra coletiva de alimentos (feijão, açúcar, arroz, trigo, café e banha), de um grupo de famílias do Bairro São José. Em Correia Pìnto a experiência da compra coletiva de feijão envolvendo um grupo de famílias consumidoras. A compra foi direta do produtor, proporcionando aos consumidores um preço mais acessível e ao produtor a venda de seu produto sem intermediários ou atravessadores. O seminário serviu para fortalecer as instâncias de organização que vem ocorrendo entre consumidores urbanos e produtores da agricultura familiar. Demonstrou também o papel da Universidade Comunitária cumprindo com sua função social, desempenhando e fomentando o desenvolvimento regional sustentável por meio de atividades de Pesquisa e Extensão.