UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense - Notícias - Grupo da Uniplac é selecionado no Programa Nascer com plataforma inovadora de notícias

O Programa Nascer, desenvolvido pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC), em parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI) e o SEBRAE, tem como objetivo transformar ideias inovadoras em negócios reais, oferecendo suporte completo para a criação de startups.

Entre os projetos selecionados nesta 5º edição está o de um grupo de estudantes do curso de Jornalismo da Uniplac, que desenvolveu um projeto de uma plataforma digital de customização de notícias, conquistando espaço no programa. A plataforma propõe uma revolução no consumo de notícias, permitindo que os usuários escolham o conteúdo que desejam acessar, oferecendo uma experiência mais personalizada e interativa.

Esta edição do Projeto Nascer bateu recorde de inscrições, com 1.211 propostas submetidas, e o grupo da Uniplac está entre os 483 projetos aprovados no Estado. Além disso, o grupo também contribui com a representatividade feminina, já que é composto majoritariamente por mulheres e nesta edição 35% dos projetos são liderados por mulheres. A equipe é formada por Raíssa Xavier, Luana Ortiz de Moraes, Letícia Meurer, Alice Medeiros e Adi Leonardo, que desenvolveram a ideia durante a disciplina de Empreendedorismo, ministrada pelo professor Giovani Letti.

A plataforma surge como uma resposta às mudanças no comportamento dos consumidores de notícias, que cada vez mais buscam informações sob medida para suas preferências.

O Programa Nascer oferece um extenso ciclo de mentorias, oficinas e workshops, ajudando os participantes a transformar suas ideias em startups viáveis. Na próxima etapa, o grupo participará de mentorias presenciais no Orion Parque Tecnológico, onde será preparado para o pitch final, uma apresentação decisiva que definirá os projetos mais promissores.

No encerramento do programa, os três melhores projetos serão premiados com subvenções, totalizando R$500 mil em prêmios. O primeiro lugar receberá R$220 mil, o segundo R$150 mil, e o terceiro R$130 mil, como apoio financeiro para impulsionar o desenvolvimento das startups.

Publicado em 30/09/2024.