UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense - Notícias - Ação “Cidadania no bairro” promove benefícios para a Comunidade

Ação “Cidadania no bairro” promove benefícios para a Comunidade

Projeto de extensão do Universidade Gratuita ocorreu no último sábado (31)

O CAIC Nossa Senhora dos Prazeres foi palco da primeira ação do projeto “Cidadania no Bairro” no último sábado, 31 de agosto. Coordenado pelo professor Gilberto de Sá, o evento reuniu alunos dos cursos de Administração, Direito, Jornalismo e Psicologia para oferecer serviços jurídicos e orientação à comunidade local.

Os alunos, envolvidos diretamente na organização e na execução das atividades, proporcionaram esclarecimentos e orientações práticas para os moradores dos bairros ao redor do CAIC, com apresentações informativas sobre temas como educação financeira, violência doméstica e assessoria jurídica.

Paralelamente aconteceu o projeto “Brincando na Escola”, que envolve acadêmicos dos cursos da área da saúde, entre os quais se destacam Educação Física, Fisioterapia e Medicina. Estes por sua vez, desenvolveram atividades esportivas e recreativas para os jovens e adolescentes do entrono do CAIC.

Os projetos da Universidade Gratuita, assim como o “Cidadania nos Bairros” e o “Brincando na Escola”, são voltados para atender as necessidades da comunidade local, proporcionando assistência em áreas como saúde, educação e desenvolvimento social. Ainda são alternativas oferecidas pela Uniplac para que o acadêmico beneficiado com programa de assistência financeira estudantil do governo do Estado, o Universidade Gratuita (UG), possa cumprir a contrapartida das horas de serviços comunitários exigidos.

Publicado em 01/12/2024.