Na noite da última sexta-feira, 23/06, no auditório do Centro de Ciências Jurídicas, aconteceu a solenidade de posse dos novos coordenadores de curso e chefes de departamento da Uniplac para o mandato 2006/08.
Este é o terceiro ato, desde a instalação oficial da Universidade do Planalto Catarinense, que no dia 27 de julho comemora sete anos com esse “status”.
Abrindo os trabalhos, a reitora Nara Maria Kuhn Göcks destacou ser este um ano de grandes expectativas, “já que em setembro também teremos eleições para a reitoria, e espero que os novos escolhidos dêem continuidade a esse grande trabalho que desenvolvemos conjuntamente nos últimos anos à frente da Uniplac, com objetivo de fazermos da nossa instituição a melhor universidade do estado”.
Numa cerimônia concorrida, marcada pela emoção daqueles que ora assumem novos desafios ou dos que deixaram os cargos, para se dedicar exclusivamente à docência em sala de aula, foram empossados inicialmente os cinco chefes de departamento e suplentes.
Assinaram o termo de posse e receberam a faixa alusiva a sua área de conhecimento: Giovani Melo e Carla Finckler no departamento de Ciências Biológicas e da Saúde, Valdeci José Costa e Carlos Roberto da Silva Filho no departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas, Marilane Maria Wolff Paim e Mercedes Maria Gevaerd no departamento de Ciências Humanas, Letras e Artes, Valdeci Israel no departamento de Ciências Jurídicas – o suplemente Sergio Luiz Omizzolo justificou ausência e Ademir Vicente Coelho e Daniel Ubaldo Binatti no departamento de Ciências Sociais e Aplicadas.
A professora Zeni Calbusch Teixeira, que deixou o cargo de chefe do departamento de Ciências Humanas, Letras e Artes, falou em nome dos chefes de departamento. Em nome dos que assumiram as chefias, falou o professor Valdeci Israel, o qual ressaltou a estrutura administrativa da Uniplac, que exige decisões colegiadas e gestão com eficiência.
“Estamos assumindo essa tarefa com a disposição de ver a nossa Uniplac sempre mais forte, postando-se irredutíveis a quaisquer possibilidades de ingerência, desrespeito ou enfraquecimento da história que por certo cada um/uma de nós aqui presentes ajudou ou ajuda a construir”, salientou o professor Valdeci Israel.
Coordenadores de curso
O primeiro elo na relação corpo discente e instituição, o coordenador de curso, além de exercer a coordenação administrativa para assuntos didáticos, pedagógicos e disciplinares exerce, muitas vezes o papel de “orientador” pessoal do aluno, servindo como uma espécie de “amparo” nas relações com a instituição e até por situações extremamente particulares.
Assim, foram bastante ovacionados pelo público que lotou completamente o auditório os treze novos coordenadores eleitos no dia 19 de maio assinaram o temo de posse e receberam a faixa alusiva a área do conhecimento:
Administração – João Irineu de Mello Küster/Rafael Peletti. Ciências Biológicas – Ana Lucia Ramos Pucci/Lúcia Ceccato de Lima, Ciências Contábeis – Antonio Carlos Koërich/Cênio Tadeu Gomes Bettú, Direito – Maria Cristina Renon/Aline Lampert Rocha Pagiosa, Educação Física – Sadi Ricardo da Silva Bastos/Mara Shirlei Rossi, Enfermagem – Silvia Regina Moraes/Eleine Maestri, Engenharia Industrial Madeireira – Johnny Rocha Jordan/Antonio Carlos Néri, Letras – Kátia Masrlova Biachi Ferreira Pessoa/José Higino Benedet, Matemática – Ailton Durigon/Darcy de Liz Biffi, Odontologia – Ata Mohamad Neto/Fabrizio Ramos Martins, Pedagogia – Zeni Calbusch Teixeira/Ana Maria Ranzan Rigo, Psicologia – Lilia Aparecida Kanan/Silvia Dutra Pinheiro, Sistemas de Informação/Informática – Wilson Castello Branco Neto/Ângelo Augusto Frozza. Da mesma forma foram empossados os oito novos coordenadores de curso, nomeados por ato da reitora, coforme prevê o Regimento Interno. Curso de Arte Educação: Vera Rejane Coelho/Andrey Garcia Batista, Design de Moda – Cíntia Rosa Studzinski Barlen Ramos (a suplente Graziela Brunhari Kaüling justificou ausência), Medicina – Maria Cristina Subtil (coordenadora das Unidades Educacionais Sistematizadas e Fernando Luiz Pagliosa (coordenador Unidade Educacional de Prática de Saúde na Comunidade), Terapia Ocupacional – Iranise Moro Pereira Jorge (a suplente Vera Lucy Barcelos justificou ausência), Serviço Social – Adriana Zanqueta Wilbert/Patrícia Alves de Lara, Gestão de Trânsito e Gestão em Supermercados – Daniel Rengel Ramos e Ciências Eqüinas – Valfredo Schlemper.
Em nome dos coordenadores que deixaram os cargos e dos que assinaram mandato para o período 2006/2008, falou o professor Wilson Castello Branco Netto, o qual destacou o trabalho realizado ao longo dos dois anos no cargo, “onde vivi diferentes sentimentos, o primeiro da emoção, depois das dificuldades e indiferenças e, por fim o trabalho árduo em procurar soluções para os problemas do dia-a-dia. E hoje, com orgulho de não deixar fechar cursos por falta alunos, mas pelo crescimento da instituição. Um trabalho de qualidade frente a coordenação de um curso não se faz com uma pessoa, mas com um grupo atuante e imbuído de ideais”, disse o professo Wilson Castello Branco.
Encerrando o ato de posse, a reitora Nara Maria Kuhn Göcks fez seu pronunciamento, agradecendo àqueles que passaram o cargo e aos novos dirigentes. Numa reflexão sobre os quase sete anos de universidade, a reitora destacou momentos dessa caminhada de implantação da cultura de universidade na instituição, quando em 14/06/2000 aconteceu o primeiro ato de posse da estrutura então recém implantada, “onde vivíamos momentos de incertezas, dúvidas e desafios”.
Sobre a posse de 2002 a reitora relembrou a preocupação com a construção do espaço físico, onde se questionava o “elefante branco” e perguntava então: “para onde vamos?”
Em 2004, a completar cinco anos de universidade a reitora relembrou seu discurso onde salientou que os colegiados devem ser os verdadeiros centros de reflexão sobre o presente e o futuro da instituição e conclamava a todos para defender os interesses institucionais da Uniplac.
“E agora, neste momento, o que devo acrescentar?”, argumentou a reitora, que imediatamente fez uma analogia sobre o trabalho da Comunicação Social de “vender” uma imagem de time vencedor, “mas que necessariamente passa por todos “vestirem a camisa”. “Foi assim que da condição de ´universidade em acompanhamento` chegamos a essa Universidade, que para mim é a melhor do Estado de Santa Catarina, porque trabalho aqui”, concluiu a reitora.
Homenagem
Aproveitando o momento solene de posse dos coordenadores de curso e chefes de departamento, a Uniplac e o DCE prestaram homenagem aos atletas participantes do 50° JUCs que aconteceram um Joinville, no início deste mês.
O presidente do órgão estudantil Marcius Machado pediu apoio institucional para que a Uniplac esteja presente em competições esportivas estaduais e nacionais, “pois se temos ensino de qualidade e reconhecimento pelas nossas qualidades, vamos mostrar que somos fortes também no esporte”, disse.
Emocionada, ao entregar a medalha de prata para Joana Garcia – vice-campeã estadual de xadrez universitário e as medalhas para a equipe de basquete, que também conquistou o segundo lugar, a reitora disse do sonho de um dia a Uniplac estar disputando títulos de campeã, seja nos Jogos Abertos ou nos campeonatos estaduais e por que não, nacionais.