Acadêmicos proporcionam momentos de descontração e integração a crianças e adolescentes da Emeb Nossa Senhora dos Prazeres
Integrantes do projeto 'Uniplac em Ação’, voltado para o bem-estar social e desenvolvimento comunitário e que busca fortalecer os laços entre os moradores e oferecer atividades culturais, realizaram mais uma intervenção no CAIC Santa Catarina, no sábado (19), desta vez, com o “Brincando na Escola”.
O coordenador do projeto, Luiz Carlos Muniz, fala sobre a importância das intervenções para a população. “O projeto tem muito significado para a população. Fazemos questão de resgatar brincadeiras e distribuir lanches para toda a comunidade.”
Nessas intervenções, participam os cursos voltados à saúde, como Fisioterapia, Odontologia, Medicina, Enfermagem, Biomedicina, Estética, Psicologia e Educação Física.
O projeto 'Uniplac em Ação' é uma das alternativas oferecidas pela universidade para que o acadêmico beneficiado com o programa de assistência financeira estudantil do governo do Estado, o Universidade Gratuita (UG), possa cumprir a contrapartida das horas de serviços comunitários exigidos.
Alegria contagiante
Stephanie Talia Moraes, 11 anos, e a irmã Francine, de 3, foram algumas das crianças que aproveitaram a festa. '’Acho legal quando tem isso na escola, eu brinquei bastante, pintei o rosto e peguei o doce'’, conta Stephanie.
Mariane Cevei da Silva, de 7 anos, também se divertiu muito. ‘'Estou gostando de estar aqui, andei na corrida de saco, andei no balão, e o que eu mais gostei foi de vir aqui pintar'.’
A moradora do bairro Santa Catarina, mãe de três estudantes do CAIC, Naiara Ribeiro Luís Santos Xavier diz que “está sendo ótimo, muito legal, os meus filhos Pérola Yasmin, David e Gustavo estão se divertindo muito. É a primeira vez que eu venho, estou adorando”.
Mariana Frescki, mãe de Marcelo Frescki de Freitas, acha a ação muito interessante. “Meu filho está se divertindo. É gratificante ver ele curtindo, brincando de massinha, comendo, eu achei muito legal essa iniciativa da Uniplac.”
Para a estudante de Medicina da Uniplac, Maiara Geiss, participar do projeto é fundamental para a formação acadêmica. “Através desse projeto, consigo entender melhor a realidade da comunidade em Lages, especialmente ao interagir com crianças e identificar suas necessidades. É crucial termos consciência da situação financeira das pessoas, pois não adianta prescrever medicamentos que elas não podem comprar, por exemplo.”
Ela ainda destaca que “essas experiências não só nos ajudam a atuar de maneira mais empática, mas a construir um vínculo de confiança, mostrando que estamos aqui para ajudar e trabalhar em prol do bem-estar da população.
Fonte: Projeto Jornalismo e Comunidade
Publicaem em 22/10/2024.