Acadêmicos da Uniplac promovem ação de conscientização ambiental

Visita acontece no bairro Petrópolis e faz parte do projeto Incluir, uma parceria da Uniplac com a Cáritas Diocesana de Lages

Acadêmicos da Uniplac participantes do projeto “Incluir” percorreram as ruas do bairro Petrópolis, em Lages, no sábado (19), em uma ação para conscientizar a população sobre a importância do descarte correto do lixo.

O projeto Incluir é uma ação de extensão da Uniplac em colaboração com a Cáritas Diocesana de Lages, e visa propor alternativas para o melhor desenvolvimento social nas comunidades atendidas.

Uma dessas propostas é transformar a vida de pessoas em situação de rua ao oferecer chances de inclusão social e geração de renda.

O projeto, por meio da coleta e venda de materiais recicláveis, procura superar a vulnerabilidade social de uma parte da população, muitas vezes, negligenciada.

O coordenador do projeto, Domingos Pereira Rodrigues, ressalta a relevância de informar a população sobre o correto descarte de resíduos e o benefício que essa ação traz tanto para o meio ambiente, quanto para a geração de trabalho.

"É importante que a população tenha consciência de que a economia também se gera a partir do material descartado, estabelecendo esse vínculo entre as famílias para que descartem de maneira adequada, utilizando-se a mão de obra de pessoas que já estão vinculadas a isso, evitando o descarte incorreto.”

A estudante de Direito na Uniplac e participante do projeto, Ana Ataíde, explica que o objetivo é estabelecer uma cooperativa de reciclagem que inclua todas as ações de consciência ambiental.

“Às pessoas em situação de rua, são ofertados carrinhos de reciclagem. Eles recebem na parte da manhã, trabalham durante o dia e devolvem à noite. O objetivo é melhorar a conscientização para o meio ambiente, o destino dos materiais reciclados, além de uma orientação de como destinar os lixos.”

A acadêmica de Psicologia, Gabriela Zanghelini, que também faz parte do projeto “Incluir” desde seu início, em 2022, fala sobre como é a experiência.

“A gente faz várias visitas em casas e, hoje, conseguimos fidelizar vários moradores. Esses moradores, que não tinham conhecimento de como fazer a reciclagem correta, agora vão aderir ao nosso projeto.”

A estudante de Serviço Social Cristiane Macedo Duarte diz que este é um projeto para mudar a vida de pessoas em situação de rua, como o senhor Sérgio, que está agora com a gente. Se você não tem esse tipo de suporte, é difícil melhorar."

O projeto Incluir é uma das alternativas oferecidas pela universidade para que o acadêmico beneficiado com o programa de assistência financeira estudantil do governo do Estado, o Universidade Gratuita (UG), possa cumprir a contrapartida das horas de serviços comunitários exigidos.

 

Beneficiado

A reciclagem tem mostrado resultados significativos em diversas cidades, contribuindo para a redução do volume de resíduos encaminhados aos aterros sanitários e diminuindo o impacto ambiental.

Sérgio Valcir Corrêa Chaves, coletor e separador de recicláveis, era morador de rua até seis meses atrás, quando conheceu o Incluir. Através do projeto, ele conseguiu acesso a trabalho e suporte, o que o ajudou a reconstruir sua vida.

“A gente tem de ter mais consciência da reciclagem no meio ambiente, principalmente para os catadores de lixo. As pessoas apenas jogam os lixos sem cuidado, em lugares inadequados, e isso dificulta o trabalho de quem vive da reciclagem.

 

Fonte: Projeto Jornalismo e Comunidade

Publicado 22/10/2024.

Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática
s