O curso de Matemática da Uniplac promoveu uma exposição interativa para apresentar os resultados de um projeto inovador desenvolvido ao longo do semestre. A iniciativa, que envolveu acadêmicos do 2º, 4º e 6º semestres, teve como objetivo criar ou adaptar materiais pedagógicos voltados para professores que trabalham com alunos com necessidades especiais.
Divididos em seis equipes, os estudantes exploraram formas de facilitar o ensino de matemática para surdos, cegos, pessoas com limitações motoras e intelectuais ou condições neurológicas.
A exposição destacou desde ferramentas inéditas até adaptações de itens como réguas, transferidores e jogos pedagógicos. Segundo a coordenadora do curso, professora Neusa Barros, o projeto reflete o compromisso do curso com a inovação e a inclusão: “Nosso objetivo é oferecer alternativas que tornem a matemática acessível a todos, promovendo a inclusão e valorizando o potencial de cada aluno, independentemente de suas limitações.”
Os visitantes da exposição puderam experimentar os materiais e observar como eles podem ser utilizados no contexto escolar. A iniciativa foi elogiada pela comunidade acadêmica e educadores locais, fortalecendo a proposta de integrar teoria e prática no curso de Matemática, sempre com um olhar para a transformação social.
Publicado em 21/11/2024.