Psicólogos discutem atuação no SUS

O curso de Psicologia da Uniplac estará promovendo, nesta sexta-feira, dia 30/06, um encontro preparatório para o I Fórum Regional de Psicologia e Saúde Publica. Neste evento de Lages será possível trocar experiências, discutir e apresentar propostas, considerando as diferentes realidades sociais, que serão encaminhadas para debate no I Fórum Regional, em julho, em Florianópois, e posteriormente no I Fórum Nacional de Psicologia e Saúde Pública, em outubro, em Brasília. A promoção é do Conselho Regional de Psicologia (CRP12), com apoio e organzação do curso de Psicologia da Uniplac e aberto a psicólogos, estudantes, gestores, trabalhadores e controle social do SUS, que terão oportunidade de discutir e debater a inserção do psicólogo no SUS, considerando os diferentes espaços: Saúde Mental, Atenção Básica, Hospitais, Ambulatórios Especializados, Serviços de Apoio Diagnóstico e de Urgência, Controle Social, Gestão do Trabalho em Saúde, Educação em Saúde, Saúde do Trabalhador e Pesquisa em Serviço. Programação 9h – Abertura (Salão de Atos). 9h15min - Mesa de Debates: Contribuições técnicas e Políticas dos Psicólogos para avançar o SUS, tendo como palestrante: Cristine Cabral - Psicóloga, Presidente da Comissão de Saúde do CRP-12, Membro do Fórum Popular Estadual de Saúde do Fórum de Saúde e debatedores: Caroline Zamboni de Souza - Psicóloga, Mestre em Psicologia/PUC-RS e Professora da Uniplac e Jaqueline Nehring - Psicóloga, Mestranda em Psicologia social/UFSC e Especializanda em Ativação de Processos de Mudança nas Formações na Área da Saúde/Fiocruz. Das 10h30min às 12h – Debate. E no período vespertino, a partir das 13h30min - Grupos de Trabalho. A partir das 17h - Socialização das propostas elaboradas pelos grupos “A participação de todos é de grande importância para que possamos discutir os desafios da Psicologia nos diferentes espaços de intervenção e construir uma profissâo comprometida com o SUS”, salienta a professora Silvia Pinheiro, coordenadora do curso de Psicologia da Uniplac.