UNIPLAC forma primeira turma de professores de música

Colou grau no dia 1° de julho a primeira turma de professores de Música da Universidade do Planalto Catarinense – Uniplac. Aline Dallazen, Ligia Gomes Mundin, Adriana Zanin Sousa, Lucia Helena Melim Benthien, Juliano Gasperin e Carmem Melim Branco receberam diploma de conclusão do curso de Arte Educação – Habilitação em Música (Licenciatura), que os torna aptos a atuar como professores de música na educação formal e não formal. Durante nove semestres, o grupo teve disciplinas fundamentais como arranjo, canto coral, regência, teclado, prática de conjunto, prática artística, dentre outras, com as quais esses professores poderão trabalhar nos diferentes níveis da educação básica e também na educação de jovens e adultos. Para alguns desses novos professores, o objetivo é dar prosseguimento aos estudos, como é o caso de Aline Dallazen, que graduou-se em Arte Educação, “pois meu sonho era ter essa formação de professora para me especializar em Musicoterapia”, diz. Aline estuda música desde os nove anos de idade, quando teve aulas de piano, depois violino e flauta doce. Atualmente trabalha com grupos de terceira idade onde ministra canto coral e musicalização. Lígia Gomes Mundin também pretende cursar pós-graduação em musicoterapia, “pois tenho paixão pela música, tanto que ao chegar em Lages comecei a estudar violão clássico e popular. Nessa época comecei a cursar Pedagogia, mas em contato com a professora Lúcia fui informada que estava iniciando o curso de Música e imediatamente fiz minha matrícula”, diz Ligia. Adriana Zanin Sousa, por ser de origem italiana, sempre teve envolvimento com a arte musical. “Desde os doze anos comecei a ter aulas de canto, violão e a cantar na liturgia da Igreja. A partir daí a música serviu como uma alternativa de renda”,diz. Formou-se em Letras pela Uniplac e além de lecionar português nas escolas, trabalhava a disciplina de Arte – sempre incluindo música no planejamento escolar, “principalmente pelo gosto que tenho pela música e por saber da contribuição que ela possibilita na educação das crianças e jovens”, ressalta Adriana. Com 17 anos de idade Juliano Gasperin era bancário e começou a ter aulas de música com a professora Lúcia Helena, apenas como um hobby. Atualmente Juliano está fazendo especialização em Método da Educação do Talento, em Florianópolis, “pois meu objetivo é lecionar música e me sinto muito feliz por a Uniplac ter proporcionado essa formação”, complementa o jovem professor, que já teve propostas de orquestras sinfônicas do país para ser violinista, mas meu objetivo é disseminar o violino como instrumento popular”, diz. Formar grupos musicais nas escolas é o objetivo de Carmem Lucia, que já aos oito anos de idade tinha aulas de piano. Depois começou a estudar teclado, formando-se pela TKT Assessoria Musical, um curso de dois anos e meio. Atualmente Carmem participa do Grupo e Escola Teclas e Cordas, onde leciona e fez o curso na Uniplac para ter a graduação necessária. Regente da Orquestra de Câmara da Uniplac há cinco anos, além de diretora da Escola Teclas e Cordas, Lucia Helena Melim Benthien é formada em piano pelo Conservatório Raul Menssieng, de Curitiba/PR. Mesmo com todo esse conhecimento, a professora e maestrina Lúcia Helena foi uma das graduadas em Música. “Fiz esse curso superior pois entendi que ainda havia muito para aprender, principalmente disciplinas necessárias para lecionar na educação básica”, ressalta a professora Lúcia. A coordenadora do curso de Arte Educação da Uniplac, professora Vera Rejane Coelho, salienta que o ser humano é essencialmente visual e sonoro, “então a música trabalhada como instrumento pedagógico possibilita a interação e a reflexão do aluno com muito mais entusiasmo”, diz. Além dessa primeira turma ora formada, o curso de Arte Educação – Habilitação em Música, o curso continua na Uniplac com uma turma em andamento. Maiores informações junto a coordenação, ou pelo fone (49) 3251-1054.