Uniplac e Justiça Eleitoral firmam parceria para campanha Mesário Voluntário

Chamar a atenção de voluntários em prol do exercício da democracia. É com essa intenção que a Justiça Eleitoral de Lages firmou parceria com a Universidade do Planalto Catarinense - Uniplac, para a campanha Mesário Voluntário. O processo conta com a presença de acadêmicos no dia das eleições nas funções do cargo, que irá consistir na validação de dez horas/aula para alunos de todos os cursos. A participação dos universitários, bem como a validação das dez horas/aula abrangem as três zonas eleitorais de Lages e região. A Justiça Eleitoral visitará os estudantes para divulgação da campanha e distribuirá cartazes e folders explicativos com a ficha de inscrição com os dados necessários para cadastro como mesário voluntário, que encerra em agosto. A ficha deve ser entregue na zona eleitoral onde a pessoa vota ou pode ser preenchida no site do Tribunal Regional Eleitoral - www.tre-sc.gov.br. Entre as funções da mesa estão presidente, primeiro e segundo mesários e secretário. Os mesários serão dispensados do serviço, mediante declaração expedida pela Justiça Eleitoral, sem prejuízo do salário, vencimento ou qualquer outra vantagem, pelo dobro dos dias de convocação. Além dessa vantagem, os serviços prestados pelso mesários serão considerados para efeito de desempate nos concursos públicos realizados para preenchimento de cargos vagos no Quadro de Pessoal da Secretaria do TRE/SC. Estão impedidos de participar da campanha, os candidatos e seus parentes, ainda que por afinidade, até o segundo grau, inclusive, e bem assim o cônjuge. Os membros de diretórios de partido político, desde que exerçam função executiva, as autoridades e agentes policiais, bem como os funcionários de cargos de confiança do Executivo, os que pertencerem ao serviço eleitoral e os eleitores menores de dezoito anos também não poderão ser nomeados para compor as mesas. As certdidões da validação das dez horas/aula será emitido pela Justiça Eleitoral. No dia das eleições, haverá um formulário para preenchimento dos nomes dos mesários voluntários que comparecerem.