Seminário discute federalização das águas do Rio Canoas

Seminário Estratégias de Gestão das Águas da Bacia do Rio Canoas, que será realizado nesta quarta-feira, dia 19/07/2006, a partir das 14h, no auditório do CAV, vai discutir uma questão fundamental na vida da população da Serra Catarinense – a federalização das águas da bacia do rio Canoas. Técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável (SDS) estarão reunidos com membro do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Canoas, para tratar dos aspectos jurídicos e dos resultados que essa federalização poderá ocasionar. “Por isso é importante que a população tenha conhecimento dessa questão”, ressalta a professora da Uniplac Lucia Martins Baggio, que representa a universidade no referido Comitê. Antecedendo ao seminário estadual que acontece no período vespertino, o Comitê de Gerenciamento do Rio Canoas estará reunido a partir das 8h, na Sala 3304, na Uniplac, “quando estaremos delineando estratégias com vistas a proposta de federalização que está em curso na Agência Nacional de Águas”, complementa a professora Lúcia Baggio. Bacia do Canoas corta 28 municípios A Bacia Hidrográfica do Rio Canoas é uma das principais do Estado. Nela existem áreas desprotegidas que necessitam ser transformadas em unidades de conservação. Pesquisadores de universidades como Ufsc e Uniplac e do Instituto Autopoiésis Brasilis trabalham há cerca de quatro anos na região em parceria com prefeituras e organizações não governamentais (ONGs) com o intuito de preservar as nascentes. O Rio Canoas passa, atualmente, por uma série de problemas ambientais, entre os quais a utilização excessiva de agrotóxicos na agricultura, a eliminação de resíduos por parte de indústrias, resíduos industriais, agrotóxicos e áreas de reflorestamento de Pinus - esses são alguns dos responsáveis pela poluição da Bacia do Rio Canoas, uma sub bacia do Rio Uruguai com 22808 quilômetros quadrados e que corta 28 municípios da região serrana catarinense. Dentro dessa área também está localizado o Aqüífero Guarani, principal reserva de água doce do mundo situada no subsolo.