TERAPIA OCUPACIONAL / Acadêmicos apresentam produção científica

O curso de Terapia Ocupacional da Universidade do Planalto Catarinense promoveu no último dia 06 de julho o I Seminário Científico. Na oportunidade aconteceu a apresentação dos trabalhos de conclusão de curso das acadêmicas. O evento foi relevante não só pela produção científica apresentada como pela participação dos profissionais de diversas categorias nas bancas. As temáticas apresentadas dizem respeito a Terapia Ocupacional e sua inserção no mercado de trabalho como: Equoterapia, tratamento de alcoolismo, UTI neonaltal, Prevençaõ de Escaras, Relações de Stress x trabalho, Reabilitação Psicossocial, Hiperatividade, Sindrome do Burnout, confecção de Órtese e Prótese, Método Bohath e Paralisia cerebral e Insuficiência Cardíaca no idoso. “Imagino que o TCC não deveria ser chamado de TCC e sim de TCI, pois percebo que não é um trabalho de conclusão de curso só apenas, e sim um trabalho de conclusão e iniciação. É a partir dele que minha vida profissional inicia, logo ele não conclui e sim inicia algo novo, agora é que vou começar”, salientou a acadêmica Cândida Schafaschek do oitavo semestre. “ Na minha prática profissional sempre me preocupei com a melhoria da assitência. Mas foi com a Terapia Ocupacional que percebi que um olhar criativo pode fazer toda a diferença na abordagem de um paciente dependente e que pequenas adaptações podem mudar a qualidade de vida do indivíduo”, destacou o Luiz Antonio Marcatto, médico pediatra e infectologista. A coordenadora do Curso Iranise Moro Pereira Jorge, relata que este é um momento singular para o curso, “não só pela construção e produção acadêmica, mas por se tratar dos acadêmicos que compõe a 1º turma de TO da Uniplac, como também a partir de agora estarão prontas para o mercado de trabalho”, concluiu a coordenadora do curso de Terapia Ocupacional da Uniplac.