Saúde e qualidade de vida da população são compromissos da uniplac

Sendo a Uniplac uma universidade comunitária, a instituição tem como um de seus compromissos o desenvolvimento regional. A Saúde Coletiva é um dos elementos desse compromisso, onde a instituição atua diretamente junto a sociedade local, seja por intermédio do Ensino, da Pesquisa, da Extensão ou por ações sociais, os quais resultam significativamente numa melhoria da qualidade de vida dos cidadãos. Ensino de Qualidade Promoção de Saúde é uma área interdisciplinar que exige um preparo amplo e uma visão bastante abrangente por parte dos profissionais envolvidos. Atualmente a Uniplac oferece oito cursos de graduação na área da Saúde: Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Medicina, Odontologia, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional, além de diversos cursos de especialização, residência médica e um Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu / Mestrado em Saúde Coletiva, cujo curso está em andamento. Com toda essa estrutura, aliada aos investimentos feitos como modernas e amplas instalações do Centro de Ciências da Saúde, todo equipado com laboratórios de ponta para todos os cursos e com um corpo docente altamente qualificado, a Uniplac tem contribuído para melhorar a saúde da população. Medicina quer melhorar quadro social da região Promover o desenvolvimento regional e a saúde da família foram os principais objetivos que levaram a Universidade do Planalto Catarinense a oferecer o Curso de Medicina. Esse processo aconteceu no ano de 2003, quando foi aberto vestibular para a primeira turma, cujas aulas tiveram início em março de 2004, estando portanto em seu terceiro ano. O curso segue o sistema seriado anual, com seis anos de duração e quarenta vagas anuais, contando hoje com 116 alunos. O curso de Medicina da Uniplac adotou uma estrutura diferenciada de aula, utilizando o método de ensino por problemas (PBL). Sua essência é fazer uma medicina que aproxime o médico do paciente, não apenas pela doença, mas também pelo aspecto social. O coordenador da Unidade Educacional de Prática de Saúde na Comunidade, professor Fernando Pagliosa destaca a metodologia de ensino utilizada pela Uniplac, da aprendizagem baseada em problemas, enfatizando o envolvimento dos estudantes no Programa de Saúde da Família, onde os alunos desde os primeiros dias já estão indo aos Postos de Saúde. Hoje, as comunidades atendidas em Lages estão nos bairros Petrópolis, Guarujá, Penha, São Miguel e Habitação, num total de 22 unidades conveniadas, das mais de 60 existente no município. Atendimento Odontológico para população A importância do envolvimento social da Universidade do Planalto Catarinense junto à comunidade na qual está inserida pode ser avaliado pelo número de atendimentos comunitários na Odontologia. Nessa área da saúde são expressivos os números de ações comunitárias, como na área odontológica, onde no ano de 2005 o curso de Odontologia prestou um total de 8.444 atendimentos, o que representa cerca de 5% da população lageana. Desse total, 1.200 foram atendimentos infantis, na faixa etária de 6 a 12 anos, onde são prestados todos os procedimentos, e 7.244 atendimentos adultos. Com mais uma clinica no novo bloco do Centro de Ciências da Saúde, expectativa é de ultrapassar os 10 mil atendimentos neste ano. Terapia Ocupacional na Comunidade O curso de Terapia Ocupacional vem contribuindo para uma melhor qualidade de vida da comunidade lageana. Intervindo em vários contextos, o curso esteve presente no bairro Habitação através de projetos de educação em saúde, atendendo crianças, adolescentes, adultos e idosos, com parceiros fundamentais: equipes da Unidade Básica de Saúde do bairro, Escola Mutirão, Associação de Moradores e Pastoral da Saúde. Hospital Infantil Seara do Bem e Programa de Atenção Psicossocial com atendimentos e orientações a crianças e adolescentes, diagnosticou e tratou disfunções e atrasos no desenvolvimento infantil. No Asilo Vicentino teve como ênfase a atenção ao idoso, procurando resgatar as funções perdidas com o tempo, melhorando as condições físicas e mentais. Laboratório/Casa Adaptada: o Curso possui uma casa adaptada para pessoas com necessidades especiais, na qual, através de pesquisas, planejamento e confecção de materiais adaptados busca potencializar a independência. Centro de Atenção Psicossocial – foram desenvolvidos atendimentos individuais e grupais com objetivo de resgatar aspectos saudáveis, na tentativa de promover a reinserção social de indivíduos portadores de sofrimento psíquico. Ação pela Cidadania Uma das ações da Uniplac é o projeto Ação pela Cidadania que tem por finalidade despertar na Comunidade Acadêmica a reflexão dos problemas que estão implícitos às relações atuais entre universidade e sociedade. Este projeto envolve todos os acadêmicos bolsistas da Universidade. Atualmente a Uniplac tem 43 projetos sendo desenvolvidos em parceria com o Corpo de Bombeiros, ALAM (Associação Lageana de Atendimento aos Menores), ADEVIPS (Associação dos Deficientes Físicos do Planalto Serrano), Pastoral da Criança e outros, dentre os quais destacam-se na área da saúde: Acompanhamento Domiciliar da Gestante de Baixo Risco Frente ao Trabalho de Parto. Odontologia Cidadã - saúde bucal nos escolares da EBM Lupércio de Oliveira Koeche e EBM Professor Antônio Joaquim Henriques. Atividades Físicas, Desportivas e de Lazer para Portadores de Necessidades Educativas Especiais. Projeto: AMA (Amigos dos Autistas). Escolinha de Iniciação Esportiva Uniplac. Cuidadores da Alegria e Controle do Tabagismo na Comunidade Acadêmica, dentro outros. Ações como essa estão dentro da filosofia da Organização Mundial da Saúde – OMS, que em 1946 introduziu uma dimensão mais positiva de saúde em sua definição: saúde é um estado de completo bem estar físico, mental e social e não somente a ausência de doença ou enfermidade.