Primeiras turmas de Psicologia e Terapia Ocupacional colam grau

Psicologia tem ênfase em saúde e social A primeira turma do curso de Psicologia da Universidade do Planalto Catarinense – Uniplac cola grau em solenidade que acontece nesta sexta-feira. Com uma preparação acadêmica, ao longo de dez semestres, a turma pioneira de Psicologia da Uniplac é composta por 14 profissionais, que a partir de agora estão inseridos no mercado de trabalho, onde o destaque fica por conta do mérito individual, mas que a Universidade teve a missão e a responsabilidade de prepará-los. O curso tem um diferencial em relação a outros cursos, pois na Uniplac o programa de estágio tem início já no terceiro semestre, o que possibilita aos estudantes uma maior interação com a realidade social em que irão atuar, destaca a coordenadora professora Lilia Kanan. Outro fator relevante do curso da Uniplac são as ênfases curriculares: Psicologia Social e Psicologia da Saúde, já em consonância com as diretrizes curriculares do MEC, ressalta a coordenadora. Pela ênfase dada na Psicologia da Saúde, os formandos estão preparados para atuar como psicólogos clínicos, hospitalares, nos programas de saúde da família ou ainda na rede pública de saúde. A ênfase da Psicologia Social prepara para a atuação comunitária, seja em instituições governamentais ou àquelas voltadas ao interesse da comunidade, onde se busca a promoção da cidadania das pessoas. Turma Pioneira de Psicologia Andrea Cristina de Almeida Oneda Claudia Maria Zanotto Elaine Gilmara Souza Fernanda Figueiro Soares Francieli Bini Francine Maito Juliane de Moliner Lizyane Rosa Antunes Maiani Pereira da Rosa de Lins Milena Garcia da Silva Patricia da Silva Pandolfo Priscila Roberta Andrade Rachel Atanázio Vivian Fatima de Oliveira Terapia Ocupacional: Os desafios de um profissional pouco conhecido O terapeuta ocupacional ainda é um desconhecido para a maioria da população, mesmo a profissão sendo regulamentada em 1969 pelo Decreto Lei 938, o qual provê sobre as profissões do fisioterapeuta e do terapeuta ocupacional. O Terapeuta Ocupacional tem um dos mais amplos mercados de trabalho na área da Saúde. O profissional pode atuar em hospitais gerais, clínicas geriátricas, escolas especiais, empresas e também em consultórios particulares. É esse amplo mercado de trabalho que espera a turma pioneira de nove terapeutas ocupacionais da Uniplac. Dentre as áreas de atuação do terapeuta ocupacional vale destacar os Trabalhos de Conclusão de Curso dos profissionais ora formados, “cujas temáticas apresentadas dizem respeito a Terapia Ocupacional e sua inserção no mercado de trabalho como equoterapia, tratamento de alcoolismo, UTI neonatal, prevenção de Escaras, relações de stress x trabalho, reabilitação psicossocial, hiperatividade, Sindrome do Burnout, confecção de prótese e prótese, Méodo Bohath e Paralisia cerebral e Insuficiêcia Cardíaca no idoso”, salientou a coordenadora do curso professora Iranise Moro Pereira Jorge. A coordenadora destaca ainda a satisfação em ver essa turma pioneira entrando no mercado de trabalho, “pois sabemos da competêcia individual de cada uma e dos ânseios e sonhos em ser excelentes profissionais”, completou a professora Iranise. Primeira turma de Terapia Ocupacional da Uniplac Candida Aparecida Schafaschet Deise Melissa Paust Helena Cristina de Oliveira Luciana Maria Iochpe Marilene de Fatima Furtado Velho Maristela Vieira Medeiros Mírian Vasconi Sáez Brown Patricia Felomena Hames Rosilene Bagio Macari Cerimônia A solenidade de Colação de Grau das duas turmas acontece nesta sexta-feira, dia 28 de julho, às 18h30min no Teatro Municipal Marajoara, seguida do Baile de Formatura no Serrano Tênis Clube. Homenageados São homenageados da turma pioneira de Psicologia da Uniplac a professora Maria Dulce de França como Patrona da Turma, o professor Paulo de Tarso Nunes como Paraninfo da Turma e a professora Michelli Moroni Rabuske como Amiga da Turma. A primeira turma de Terapia Ocupacional da Uniplac homenageou o médico Heron Costa Anderson de Souza como Patrono da Turma, a professora Eliana dos Anjos Furtado como Paraninfa da Turma e a professora Lilian Vaz Martinho como Amiga da Turma.