Eleição na Uniplac inicia com registro de candidaturas

O registro de candidaturas para reitor da Universidade do Planalto Catarinense deflagra o início do processo eleitoral na instituição. De acordo com o Edital de Eleição n° 103, cada candidato deverá requerer sua inscrição no período de 27/07 a 03/08. Candidatos devem ser docentes pertencentes ao Quadro do Magistério Superior da Uniplac, com mais de quatro anos ininterruptos de atividade docente na Universidade. Os candidatos que pleitearem o cargo deverão apresentar no ato de inscrição a nominata de seus pró-reitores, no número de três, para as áreas de administração, ensino, pesquisa, extensão e pós-graduação. No ato da inscrição também deverão apresentar uma proposta de gestão para a universidade. Com mais de cinco mil eleitores, o tamanho do colégio eleitoral da Uniplac pode ser considerado o equivalente a um pequeno município de Santa Catarina, mas o processo é distinto com relação a outras instituições de ensino superior, pois na Uniplac o voto é universal e igualitário, ou seja, o peso do voto tem o mesmo valor para docente, técnico-administrativo ou discente. “Esta singularidade demonstra o pleno exercício da democracia em nossa instituição, pois o voto igualitário é praticado apenas na Uniplac e em outra universidade do Sul do estado (Unesc). Também queremos exaltar a forma de administração da Uniplac, onde as decisões são colegiadas e as pessoas que ocupam cargos diretivos também são eleitas, conferindo a mais absoluta transparência e credibilidade em nossa administração”, diz a reitora Nara Maria Kuhn Göcks. Esta multiplicidade de pessoas, com linhas administrativas diversas, com mentalidades diferentes e formas de agir as mais variadas é uma das principais características da Uniplac enquanto Universidade comunitária, o que a difere de uma instituição privada. Calendário Eleitoral Registro de Candidaturas a Reitor Data: 27/07 a 03/08 Horário: 9h às 12 e 13h30 às 22h Local: Setor de Protocolo Eleição Reitor – Primeiro turno Data: 22/09/2006 Locais: cursos da sede – Salão de Atos - Horário: das 9h às 21h. Cursos fora de sede e campi: Urubici, Campo Belo do Sul, Otacílio Costa e São Joaquim – horário: das 18h às 19h30.