Cuidadores da Alegria: universitários da Uniplac auxiliando na recuperação da saúde
O projeto de extensão “Cuidadores da Alegria”, da Universidade do Planalto Catarinense – Uniplac, conta atualmente com a participação de 25 acadêmicos, entre bolsistas e voluntários, dos cursos de Enfermagem, Medicina e Psicologia.
O objetivo desse projeto é proporcionar as crianças e adultos institucionalizados, um ambiente interacional, através de atividades lúdicas que possibilitem utilizar recursos do imaginário auxiliando na recuperação da saúde, amenizando traumas da hospitalização e garantindo o exercício da cidadania e melhora da qualidade de vida.
As atividades até o momento estão sendo desenvolvidas em instituições hospitalares e instituições de longa permanência para idosos (ILP) na cidade de Lages. Os integrantes do projeto além de realizar apresentações nas instituições utilizando o lúdico como terapêutica, realiza grupo de estudo permanente e oficinas de capacitação para os membros do projeto, a fim de aprimorarem as práticas desenvolvidas junto ao público alvo.
Até o mês de julho, foram beneficiadas 186 pessoas, que se encontravam institucionalizadas durante o período de abril a julho deste ano. As instituições recém visitas semanais ou quinzenais, de acordo com cronograma,onde a equipe da instituição também acaba sendo beneficiada, pelo riso e brincadeiras, amenizando o estresse de sua jornada de trabalho.
O projeto “Cuidadores da Alegria” funciona com recursos do Fundo de Assistência Social da Uniplac e iniciou suas atividades em abril de 2006. Parte do grupo participou, no mês de julho, em Porto Alegre/RS do 15º Encontro de Enfermagem da Região Sul, que teve como tema central \"Responsabilidade social em saúde: desafios para a enfermagem\".
O objetivo da participação foi divulgar a iniciativa em uma sessão oral do evento e foram muito elogiados pela implantação da proposta. O Enfsul foi realizado junto ao Hospital de Clínicas de Porto Alegre e promovido pela Associação Brasileira de enfermagem/Aben-RS.
Foto:
ENFSUL - acadêmicos Vivian Dematé, Graziela formiga, Ozair Hoffmann, Luisa medeiros, Cecília Spiazzi, Caroline Schons, Matheus Zaccaron e profª. Neila Santini de Souza