Uniplac tem grupo de apoio aos familiares dos portadores de Alzheimer

O grupo de apoio aos familiares de portadores da doença de Alzheimer foi formado a partir de um projeto de extensão da Universidade do Planalto Catarinense – Uniplac. Integram o grupo professores e acadêmicos dos cursos de Psicologia, Enfermagem, Medicina e Terapia Ocupacional. O objetivo é o de propiciar aos familiares e/ou cuidadores suporte para o enfrentamento do processo de convívio e cuidados de idosos portadores da doença de Alzheimer. Os interessados passarão por um acolhimento inicial para esclarecimento de dúvidas e orientações. Ocorrerão Reuniões de Grupo para troca de experiência e aprendizado. Haverá também um telefone disponível para emergências e orientações aos familiares e/ou cuidadores. As reuniões ocorrerão conforme a disponibilidade dos familiares/cuidadores, tando por local o Centro de Ciências da Saúde da Uniplac (CCS). Informações adicionais poderão ser obtidas pelo fone (49) 8407-1187 ou pelo e-mail: grupodeapoio@bol.com.br . A equipe conta com a participação da professora coordenadora Priscila Schneider (Psicologia), professora Marici Souza Jeremias (Enfermagem), professor Jonas Coelho Lehmkuhl (Medicina) e professora Camila Batista do Nascimento (Terapia Ocupacional), além dos alunos bolsistas: Francine Urio (Psicologia), Dayane Cristina Bordin (Enfermagem) e Karla Rodrigues Leite (Medicina) O que é Alzheimer? A Doença de Alzheimer é o tipo de demência mais comum. Comumente apresenta-se em pessoas acima de 65 anos e provoca degeneração dos neurônios (células cerebrais). No início, o paciente com Doença de Alzheimer mostra apenas uma leve perda de memória, a qual chega a atrapalhar o pensamento em geral. Depois pode surgir uma fase com desorientação, dificuldade para tomar decisões ou mesmo para conversar, muitas vezes dificultando o reconhecimento de familiares e a execução de tarefas simples, como vestir-se e alimentar-se. Sinais da doença de Alzheimer Perda de memória que afeta as habilidades profissionais, dificuldades em executar tarefas domésticas, poblemas com vocabulário, desorientação de tempo e espaço, incapacidade para julgar situações, poblemas com raciocínio abstrato, colocação de objetos em locais errados, mudanças de humor ou comportamento, mudanças na personalidade e perda de iniciativa, dentre outros comportamentos. Fonte: ABRAz – Associação Brasileira de Alzheimer.