Balanço demonstra Responsabilidade Social da Uniplac

Um documento que apresenta à comunidade as realizações de responsabilidade social da Universidade do Planalto Catarinense - Uniplac, o Balanço Social 2006 reúne informações sobre diversos aspectos da complexidade universitária. A publicação, que está sendo distribuída pela reitoria, reúne desde o perfil da Instituição, hoje com 5.167 alunos na graduação e 974 na pós-graduação, 418 professores e 205 técnicos administrativos. São 41 cursos de graduação, 33 especializações e dois mestrados próprios, em uma estrutura física de 78 laboratórios e 98 salas de aula, com 27 mil metros quadrados de área construída), até o demonstrativo contábil, com as receitas e despesas efetivadas em 2005. Apresentar o Balanço Social da Fundação Uniplac equivale a dar visibibilidade ao trabalho desenvolvido pela Administração da Universidade do Planalto Catarinense. Recuperar, sanear, construir e manter uma universidade comunitária, com limitações de recursos financeiros, humanos e tecnológicos, como está demonstrado ao longo dos últimos dez anos, certamente é o resultado de medidas administrativas de contenção de despesas, investimenos e ao mesmo tempo, de uma persistente e corajosa política de capacitação docente, que podem ser identificadas através das ações desenvolvidas pela Universidade”, ressalta a profesora Nara Maria Kuhn Göcks, presidente da Fundação e Reitora da Universidade na mensagem de apresentação. 113 mil atendimentos em 2005 A relação com a comunidade é traduzida em números e cifras: os projetos permanentes da Uniplac, viabilizados através da Pró-Reitoria de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação, alcançaram em 2005 mais de 113 mil pessoas. Somente na área de Assistência Social, onde incluem-se o atendimento odontológico e jurídico para pessoas carentes, a Universidade registrou 50.739 atendimentos. “O investimento que a Instituição realizou – em assistência à Saúde da Família – 878.916,40 reais, representa o que foi efetivamente investido em recursos humanos e materiais de consumo, uma vez que o cálculo de valor adicionado deste benefício, estendido à comunidade de Lages e região serrana, é imensurável”, observa a reitora. Em modernos laboratórios, os alunos presam atendimento à comunidade, especialmente em situação de risco social, onde foram beneficiadas 8.444 pessoas em Assistência Odontológica. O Centro de Ciências Jurídicas atendeu 1.433 pessoas no ano de 2005 e no Fórum Universitário foram realizadas 633 audiências. 2.354 estudantes beneficiados com bolsas de estudo Os indicadores sociais internos demonstram que, em benefícios diretos aos alunos, a reitoria da Uniplac tem uma preocupação constante com a permanência dos mesmos na Universidade. “Muito mais que ingressar na universidade, é preciso manter o foco na permanência do aluno até a sua graduação”, ressalta o professor Marcio Koehler, pró-reitor de Administração. Em 2005, um total de 2.354 estudantes foram beneficiados com bolsas de estudo e outros 199 possuiam financiamento estudantil através do FIES. Estamos convictos que os demonstrativos reunidos no Balanço Social expressam de forma inequívoca a grandeza da inserção comunitária da Uniplac, a abrangência de suas ações e nossa constante responsabilidade para com aqueles que fazem nossa história. As conquistas expressas no Balanço Social, na verdade são merecidas e esperadas pela comunidade na qual estamos inseridos. Vamos todos, juntos, colher os frutos e plantar novas sementes, concluiu a reitora.