Ministério da Cultura e Uniplac apresentam fórum “Cultura e Pensamento"

No Brasil são 26 universidades e centros culturais, no sul do País são em número de 10, e em Santa Catarina apenas duas universidades: Udesc e Uniplac, integram o fórum “Cultura e Pensalmento”, do Ministério de Cultura (MinC). Essa rede é um programa nacional de fomento ao debate. A grande preocupação do Ministério é, com ele, poder viabilizar, em todo o País, uma série pública de discussões, encontros e discursos a respeito de temas do nosso presente. Em sua edição 2006, “Cultura e Pensamento” está alargando o seu horizonte de ações, acolhendo algumas iniciativas, como no ano passado, mas também, fundamentalmente, colhendo, da sociedade civil organizada, propostas de COMO? e COM QUEM? discutir e enfrentar certos temas estabelecidos. Estas propostas serão recebidas e avaliadas pela via de uma seleção pública nacional, sob a coordenação executiva da FAPEX (Fundação de Apoio à Pesquisa e à Extensão). Os conteúdos dos encontros e debates, a serem realizados serão amplamente difundidos e publicados. Para a pró-reitora de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação da Uniplac professora Zilma Isabel Peixer, a inserção da universidade em fóruns nacionais que discutem a realidade e os rumos da nação, além de oportunizar um espaço para os pensadores locais, possibilita que a Uniplac seja vista não simplesmente como uma simples instituição de ensino superior, mas como uma universidade onde se questionam os acontecimentos e o futuro de uma nação. A programação do fórum “Cultura e Pensamento” oportunizada pela Uniplac inclui palestras através de vídeo-conferência, que acontecerão no auditório da Incubadora Midilages. A participação é gratuita, e no final do evento será conferido certificado aos participantes. Serviço Fórum Cultura e Pensamento (período de 21 a 23 agosto. O evento prossegue semanalmente até o mês de dezembro) Local: Auditório da Incubadora Midilages/Uniplac Dia 21/08 (segunda-feira) – 18h45 – Palestra com Chico Oliveira “A Colonização da Política”. Dia 22/08 (terça-feira) – 18h45 – Palestra com Franklin Leopoldo e Silva “Moralidade como política” Dia 23/08 (quarta-feira) – 18h45 – Palestra com Marilena Chaui “O que é Política?”