Nesta quarta-feira, dia 23 de agosto, acontece na Uniplac a apresentação da peça teatral “Interpretação de Antígona – A luz do Direito Natural”.
A peça que já havia sido apresentada no primeiro semestre pelos acadêmicos do 1ª Semestre de Direito, agora volta a ser encenada devido a atualidade do tema e sua importância para os operadores do Direito.
A tragédia Antígona discute o conflito entre o Direito Natural – o Direito considerado pelos antigos como sendo de origem divina e aceito “ipso facto” como costumeiro ou consuetudinário – e o Direito que toma forma jurídica nas leis estabelecidas pelo governante, tradicionalmente denominado Direito Positivo (normas escritas).
A proposta do teatro surgiu quando numa atividade proposta pela professora Danúsia Silva, os acadêmicos tomaram conhecimento que a Fundação Getúlio Vargas (FGV) estava promovendo aulas de teatro no curso de Direito.
Decidiram então, montar a peça, inspirados pela leitura do livro com o mesmo título, e apresentá-la na semana de leitura promovida pela Uniplac. “Algo inédito na instituição, pois além de estarmos iniciando no curso, nós não tínhamos nenhuma experiência com o teatro”, comentou Jhonathan, um dos acadêmicos.
Dado o sucesso da apresentação, a instituição convidou-os a reapresentá-la no início das atividades do 2º semestre, proporcionando inclusive um espaço de tempo maior para a apresentação.“Estamos fazendo algo novo.
A idéia principal, é o desenvolvimento do profissional do direito já na sua base como acadêmico”, disse Grace, acadêmica responsável pela direção da peça. “Temos a oportunidade de transformar o Curso de Direito. Não apenas a nossa turma, mas a instituição como um todo, ganha ao incentivar e promover iniciativas como a nossa!”, manifestou Airton, acadêmico de Direito e também ator do espetáculo.
Serviço
Teatro: Interpretação de Antígona – A luz do Direito Natural
Data: 23/08 (quarta-feira)
Horário: 19horas
Local: auditório do CCJ
Entrada franca