Dia Nacional de Combate ao Fumo tem cinema educativo na Uniplac

De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), atualmente morrem três milhões de pessoas por ano em função do cigarro. Para vencer a guerra contra o fumo e evitar as doenças por ele causadas atitudes mais enérgicas devem ser tomadas. Este é o principal tema a ser discutido no dia 29 de agosto em todo o país - Dia nacional de combate ao fumo\". Na Uniplac, a Comissão Anti-Tabagismo programou a exibição de um filme educativo, como forma de alertar a comunidade acadêmica. Será nesta terça-feira, dia 29, a partir das 20h20, no Centro de Conivência. Ambiente Livre de Cigarro O fumante passivo é aquele que não fuma, porém respira a fumaça do cigarro de outras pessoas. Uma das medidas tomadas pela Comissão Anti-Tabagismo da Uniplac e que recebeu adesão total foi a restrição de fumar em áreas fechadas – salas de aula e corredores. De acordo com Portaria editada em 2005, foram delimitadas áreas restritas para fumantes, e a partir dessa determinação e providências, a Uniplac passou à condição de “Ambiente Livre de Cigarro”. Evitar recintos fechados freqüentados por fumantes, não é suficiente. O importante é coibir o cigarro também no trabalho e em casa. As substâncias tóxicas de apenas um cigarro aceso já poluem ambientes fechados. No final de um dia, aqueles que convivem 80% do tempo com fumantes podem ter respirado o equivalente a dez cigarros. Depois de passar pelo filtro do cigarro, a fumaça, pode poluir o ar, em média, com três vezes mais nicotina, três vezes mais monóxido de carbono, e até 50 vezes mais substâncias cancerígenas do que a fumaça inalada pelo próprio fumante \'\'. E os chamados fumantes passivos são os que mais sofrem, podendo adquirir asma, otite, alergias, sinusite, faringite, bronquite e dor de cabeça, entre outras doenças como as arteriais, as cardíacas, o câncer de pulmão e de garganta.

E os chamados fumantes passivos são os que mais sofrem, podendo adquirir asma, otite, alergias, sinusite, faringite, bronquite e dor de cabeça, entre outras doenças como as arteriais, as cardíacas, o câncer de pulmão e de garganta. " data-media="https://data.uniplaclages.edu.br/noticias/888.jpg'>