Estão previstos para o ano de 2007 investimentos na ordem de R$ 300 milhões para o processo de expansão das universidades federais no Brasil, conforme anunciado pelo Ministro da Educação Sérgio Haddad (MEC, 15/08/06).
Em todos os estados há mobilizações com vistas a ampliação do ensino superior público e gratuito. Na Serra Catarinense não é diferente, pois nosso sonho de transformar a Uniplac em universidade federal vêm sistematicamente sendo construído e inúmeras ações já foram desenvolvidas.
A partir de 2005 as ações buscaram a sensibilização e o comprometimento da comunidade acadêmica (DCE, CA´s, técnicos administrativos e docentes) e da sociedade organizada.
Dentre elas a Acil (cuja diretoria nos deu receptividade e apoio imediato oportunizando o estabelecimento do primeiro diálogo com os deputados federais e estaduais da Serra Catarinense)
A Amures, a CDL´s, SDR´s, Uveres, outras entidades representativas de classes, entidades religiosas e movimentos sociais, bem como de nossos representantes políticos, cujo apoio já foram manifestados em reuniões, cartas, ofícios e moções.
Em consonância com este movimento, a Amures definiu como uma de suas prioridades a luta pela federalização da Uniplac, conforme destacou seu presidente José Jair Farias em seu discurso de posse em maio último: “é mais um desafio que assumimos e para o qual nos comprometemos a buscar a realização.
Faz parte do desenvolvimento regional uma universidade de cunho federal, com ensino gratuito e de qualidade” (Correio Lageano, 17/05/2006).
O compromisso intensifica-se ainda mais com a assinatura de todos os prefeitos da Serra Catarinense e outras entidades representativas da região em documento que substanciará em muito o projeto a ser entregue.
Da mesma forma, em junho de 2006, a Uveres entregou em mãos ao Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, um oficio solicitando a federalização da Uniplac.
Também como aliados ao movimento, políticos de diversos partidos manifestaram seu apoio ao projeto. Nesta linha, a Câmara de Vereadores dos municípios de Rio Rufino, Painel e Lages já encaminharam à Uniplac documento de apoio à federalização, salientando a pertinência de uma universidade pública e gratuita na região.
Como se verifica, já avançamos bastante, mas para alcançarmos o sonho de vermos a Uniplac transformada em universidade federal, através de um projeto regional a ser entregue ao Ministério da Educação precisamos da conjugação de muitos esforços.
Precisamos também, resistir ao ceticismo propagado por poucos que não acreditam na viabilidade do projeto ou são contrários ao ensino público e gratuito.
Faça deste sonho o seu também. É como na canção de Raul Seixas: “sonho que se sonha só, é só um sonho que se sonha só. Mas sonho que se sonha junto é a realidade”.
O prazo e os resultados serão definidos pelas nossas capacidades de mobilização e de articulação política e social. Participe, não se omita. Junte-se a nós para concretizar esse sonho.
Prof°.João Küster
Profª.Zilma Isabel Peixer