ELEIÇÕES / Candidatos a reitor defendem federalização da Uniplac

No debate com os três candidatos a reitor, quem ganhou foi a Uniplac. Gilberto Sá, Marcio Koheler e Giovani Mello foram enfáticos na defesa da Universidade do Planalto Catarinense e prometeram se empenhar na proposta de federalização. Marcio Koehler – chapa 2 – Mais Uniplac, candidato da situação, ressaltou ações que acontecem há mais de um ano, com grupo já constituído e também dos encontros que teve com Ministro da Educação e com o presidente da República. Giovani Mello – chapa 3 – Uniplac em Ação, apresentou um ofício recebido de parlamentar catarinense que deu entrada na Câmara Federal de Projeto de Lei propondo a federalização. Gilberto Sá – chapa 1 – Renova Uniplac, exibiu modelo de abaixo-assinado, em que se propõe a coletar 10 mil assinaturas em documento a ser encaminhado ao governo federal, como forma de apoio da comunidade acadêmica e externa ao pedido de federalização. O debate aconteceu na noite da última quarta-feira, 06/09, nos estúdios da Imagem TV – Canal 30 da MVA, com transmissão “ao vivo” para a cidade de Lages, além da parceria da Rádio 101 FM, que também transmitiu na integra e cobertura do jornal Diário Catarinense. No Centro de Convivência foi instalado um telão, onde a comunidade acadêmica superlotou o espaço, para acompanhar a transmissão. Conforme o previsto, às 20h o mediador do debate Marcius Machado, presidente do DCE abriu os trabalhos, para em seguida passar a palavra para cada candidato, que teve o tempo de cinco minutos para a apresentação inicial das propostas. O professor Gilberto Sá se manifestou, salientando o caráter de “decentralização” que quer implantar, caso seja eleito e a implantação da “reitoria itinerante”. Na seqüência, o professor Marcio Koehler ressaltou a atuação da atual administração da qual faz parte, e que em 1994 tinha como sonho transformar a Uniplac em Universidade, a consolidação em 1999 e o projeto para os próximos 10 anos. Por fim, o professor Giovani Mello destacou sua proposta de redução de custos na planilha das mensalidades e permanência dos alunos. Seguindo esquema semelhante dos debates políticos promovidos pelas redes nacionais de televisão e rádio, o debate do DCE prosseguiu com a mesma fórmula, onde no segundo bloco candidato perguntou para candidato, no terceiro bloco o mediador sorteou as perguntas de técnicos-administrativos e de acadêmicos. No quarto bloco os candidatos responderam perguntas formuladas por jornalistas da imprensa lageana, onde foi destaque a pergunta de Wilson Graupner, do Jornal O Momento, que pediu para cada candidato ressaltar um ponto positivo e um negativo dos concorrentes. Gilberto Sá disse dúvida da proposta de Marcio Koehler sobre programa de qualificação de docentes sem custos. Marcio Koehler questionou a chapa 1 que promete qualificação docente com bolsas para mestrado e doutorado sem onerar a mensalidade do aluno. Tanto Marcio Koehler quanto Gilberto Sá questionaram a chapa 3 sobre a falta de um plano de gestão universitária e a inexistência de site na internet para que a comunidade possa ter conhecimento. O debate encerrou por volta de 22h20, com destaque para clareza nas questões e praticidade nas respostas, por parte dos três candidatos. A eleição, em primeiro turno, acontece no dia 22 de setembro, no horário das 9h às 21h, no campus Lages. Nas unidades fora de sede de Campo Belo do Sul, Otacílio Costa, São Joaquim e Urubici haverá urnas itinerantes em horário pré-estabelecido. Caso haja segundo turno o mesmo está marcado para o dia 6 de outubro.