Gilberto Sá eleito novo reitor da Uniplac

O professor Gilberto Borges de Sá foi eleito novo reitor da Universidade do Planalto Catarinense. O processo eleitoral aconteceu na última sexta-feira, dia 22, quando a Uniplac viveu momentos marcantes em sua história, com expressivo comparecimento de eleitores e consequentemente baixa abstenção, além de um número reduzido de votos brancos e nulos.

De acordo com o boletim divulgado pela Comissão Eleitoral, por volta de 22h45, o resultado da eleição apresentou os seguintes números: Chapa 01 - 62%. Chapa 02 -  22% e Chapa 03 - 15%.

Eleitores inscritos: 4917

Votantes: 3872

Candidatura 1/Gilberto Borges de Sá: 2401

Candidatura 2/Marcio Koehler: 866

Candidatura 3/Giovani Mello: 583

Brancos: 4

Nulos: 18

A votação teve início às 9h, tendo por local o Salão de Atos, onde instavam instaladas 33 secções eleitorais, divididas por cursos, professores e técnicos administrativos. Nas unidades fora de sede de Campo Belo do Sul, Otacílio Costa, São Joaquim e Urubici a votação aconteceu no horário das 18h às 19h30, através de urnas itinerantes.

Durante todo o dia o clima foi de intensa movimentação, pois as três chapas concorrentes instalaram QGs no estacionamento em frente ao local de votação e os cabos eleitorais fizeram corpo-a-corpo cerrado. Como o maior número de votantes estuda no horário noturno, a partir das 18h aumentou a concentração, chegando a ficar completamente fechado o corredor entre o portão principal e o Salão de Atos.

Com música, bandeiras, faixas, cartazes e bottons, os simpatizantes de cada chapa se uniram numa festa democrática, onde não se registrou nenhum caso de violência ou de excessos. Para o presidente da Comissão Eleitoral advogado Roberto Ramos, a Uniplac deu mostras de como se faz uma eleição limpa e organizada, mas ao mesmo tempo, com vibração e entusiasmo.

De acordo com o calendário eleitoral, o novo reitor Gilberto Borges de Sá, juntamente com os pró-reitores de Administração Johnny Jordan, de Ensino Dagoberto Sabatini Fernandes e de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação Maurício Neves de Jesus, tomam posse para o mandato 2006/2010 no dia 22 de dezembro.