O Vestibular de Verão Acafe deste ano terá provas diferentes das edições anteriores. A mudança ocorreu após um estudo que diagnosticou qual a visão das instituições sobre o vestibular e os demais processos seletivos, as novas políticas nacionais de educação e as tendências de avaliação com foco em questões interdisciplinares.
As provas aplicadas em dezembro não serão mais por área de conhecimento, sendo aplicadas duas avaliações, a primeira com 25 questões objetivas de Língua Portuguesa, Literatura e Língua Estrangeira e uma redação. A segunda avaliação terá 50 questões objetivas de Matemática, Física, Química, Biologia, Geografia e História.
Participam do Vestibular de Verão Acafe 13 instituições filiadas ao Sistema, dentre elas a Universidade do Planalto Catarinense – Uniplac. São aproximadamente 22 mil vagas e mais de 520 cursos oferecidos. Na Uniplac são 27 opções de cursos, com a oferta de 1.186 vagas.
“O mais procurado pelos alunos continua sendo medicina”, ressalta Lucinara Marin, coordenadora de concursos da Acafe. Os cursos ligados a administração são os mais difundidos, somam cerca de 75 turmas da área entre as universidades filiadas a Acafe.
Outra especialidade que se desenvolveu bastante nos últimos anos foi a engenharia, que totaliza quase 46 cursos. O direito, considerado uma das profissões tradicionais, também cresceu e hoje conta com 37 turmas.
Esses números mostram as áreas que mais se desenvolveram e hoje formam milhares de profissionais anualmente. A expansão também pode ser observada nos cursos ligados a computação e informática, que já possuem 27 turmas entre as instituições do Sistema.
As inscrições para o Vestibular de Verão Acafe custam R$ 55,00 e devem ser feitas apenas pela internet até o dia 13 de novembro. A confirmação sai dia 20 e as provas serão realizadas dia 3 de dezembro. Mais informações através do site www.acafe.org.br., ou no Disk Vestibular Uniplac (49) 3251-1056